Governo federal apresenta nesta quinta-feira proposta para mudança no ensino médio

0
246

O ministro da Educação Mendonça Filho confirmou hoje que o presidente Michel Temer dará entrevista coletiva às 15h de quinta-feira para apresentar as mudanças no ensino médio. O governo apresentará uma medida provisória para tentar garantir a aprovação das alterações ainda este ano.

Segundo Mendonça Filho, a “pressa” se dá em função da urgência em propor mudanças nesta etapa do ensino, que apresenta baixo desempenho abaixo da meta no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), principal avaliação da qualidade do ensino.

“É consenso no Brasil que precisamos de medidas urgentes no ensino médio”, afirmou, ao justificar que um projeto de lei com as alterações tramita há três anos no Congresso Nacional, sem avançar.

Segundo o ministro, outras propostas trancam a pauta, como o teto de gastos do governo federal, o que impede que o projeto que já tramita seja apreciado ainda este ano. A medida provisória deve ser votada em, no máximo, 180 dias.

Ao participar de ato pela educação no Congresso Nacional, Mendonça Filho evitou dar detalhes do projeto que será apresentado amanhã, mas confirmou que haverá flexibilização do currículo. O que se discute é que o aluno possa optar por quais disciplinas cursar no último ano, de acordo com os seus interesses para o futuro.

“Defendemos a flexibilidade do currículo e o protagonismo do jovem para escolher seu caminho, seja educação técnica ou no ensino superior.