Hospinorte emite Carta Aberta pela manutenção do Banco de Sangue em Erechim

0
314

A Hospinorte – Associação de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do Estado do Rio Grande do Sul – realizou, na tarde deterça-feira, 19 de julho, mais uma reunião ordinária com seus associados. Sob a liderança do presidente Lucir de Conto, contou na pauta do encontro a visita do Conselho Regional de Farmácia; as constantes exigências da Vigilância Sanitária aos hospitais, o que demanda, muitas vezes recursos que as entidades não possuem; renovação do Certificado de Entidade Beneficente da Assistência Social – Filantropia – dos hospitais, especialmente daqueles que ficaram um período sem contrato com o Estado para atendimento pelo Sistema Único de Saúde, o que está dificultado a renovação. Também foi debatida a situação do Banco de Sangue; a Convenção Coletiva dos Enfermeiros, que ainda não foi fechada; a jornada de trabalho nos feriados e demais assuntos.

Com relação ao Banco de Sangue, os presentes deliberaram pela emissão de uma Carta Aberta pela manutenção do Banco de Sangue em Erechim. Segundo os representantes dos hospitais, é difícil a logística para buscar sangue no Hemocentro de Passo Fundo, sempre que há a necessidade, sendo que muitas vezes é à noite, tendo que ser deslocado um carro com motorista para o transporte, elevando os custos das unidades hospitalares que já se encontram no limite, devido às dificuldades financeiras pelas quais a grande maioria está passando.

De acordo com o presidente da Hospinorte, Lucir de Conto, não se percebe a vontade e interesse do Estado em reabrir o Banco de Sangue em Erechim. O Hemopasso de Passo Fundo também quer que Erechim seja apenas doador para apenas movimentar e garantir a Medicina da cidade. “O que se constata é que querem centralizar a distribuição de sangue naquele município”, opinou Lucir. Segundo ele, praticamente todas as exigências da Vigilância Sanitária já foram atendidas, sendo que apenas a questão do espaço físico está pendente, uma vez que isso demanda recursos para a construção de uma nova área. Lucir De Conto informou que, se na próxima vistoria não for liberada a abertura, o Banco de Sangue deverá ingressar na Justiça para buscar mandato de segurança para reabrir a unidade. Para os presentes, a situação é angustiante.

A reunião encerrou com o convite a todos os hospitais para que participem do próximo treinamento que será promovido pela Hospinorte, em agosto, sobre Farmácia Hospitalar: Padronização de medicamento, armazenamento, dispensação e demais rotinas do setor. Para isso, são convidados os funcionários dos hospitais de toda a região.