Índios bloqueiam RSC 480 em São Valentim

0
315

Um grupo de aproximadamente 150 indígenas da Aldeia Votouro, de Benjamin Constant do Sul, bloqueou totalmente o trânsito da RSC 480, no entroncamento com a RSC 487, Povoado São João, em São Valentim, no acesso a Benjamin Constant do Sul e Faxinalzinho.

Segundo o cacique Elizeu, a manifestação busca cancelar projeto do Governo Federal que quer a extinção da SESAI (Secretaria Especial de Atendimento a Saúde do Índio) e busca a reabertura da Escola Estadual Maria da Silva, na aldeia do Votouro, que foi fechada/interditada pelo Ministério Público/Judiciário.

Ainda de acordo com o cacique, o protesto não tem hora para terminar. O tráfego de veículos está sendo liberado de hora em hora.

Indígenas também bloquearam a BR 285, próximo ao trevo de acesso a Gentil. O grupo é oriundo de Campo do Meio e protesta contra a portaria 1907/16, que tira a autonomia dos distritos sanitários, fazendo com que a saúde indígena tenha um retrocesso. Também protestam contra a PEC 241 e por melhorias do SUS. A manifestação também acontece em Iraí.