Infarto é causa mais frequente de morte de homens, adverte Ministério da Saúde

0
330

O infarto agudo do miocárdio é a causa mais frequente de mortes em homens brasileiros no quesito doenças. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde, durante o lançamento de uma iniciativa para incentivar homens a adotar hábitos saudáveis.

Conforme o ministério, as causas que mais matam são as externas, que envolvem acidentes e violência, seguidas daquelas que têm relação com doenças do aparelho circulatório, ou seja, males que, se conhecidos no estágio inicial, podem ser prevenidos ou controlados.

Em média, os homens vivem 7,3 anos a menos que as mulheres. O Ministério da Saúde relatou ainda que um terço dos homens brasileiros não têm o hábito de ir aos serviços de saúde e 55% diz que nunca precisou ir. No quesito da nutrição, 57% dos homens têm sobrepeso e 18% estão obesos, sendo que 25% deles consomem bebidas alcoólicas, 13% deles fumam e apenas 31% consomem regularmente frutas e verduras.

Além da iniciativa, o Ministério da Saúde criou o Guia do Pré-Natal do parceiro. O objetivo é aproveitar o momento em que o homem está mais próximo do serviço de saúde e acompanhando a companheira na gestação.