Investimento em Turismo em Aratiba é apresentado ao Governador

0
2067

O projeto prevê um investimento de cerca de R$ 280 milhões contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento econômico da região

Uma comitiva da região do Alto Uruguai esteve na manhã de quinta-feira, 5, com o governador do Estado, José Ivo Sartori no Palácio Piratini em Porto Alegre.

Na audiência foi apresentado um projeto na área de Turismo, que será construído em Aratiba e solicitaram a obra de infraestrutura no município, que é o asfaltamento da ERS 420, no trecho que liga Aratiba a Itá, na divisa do Estado com Santa Catarina.

O prefeito de Aratiba, Luiz Ângelo Poletto e o Gerente da Regional do Rio Uruguai Tractebel Energia, Diego Collet, apresentaram ao Governador dados sobre os recursos que o Rio Grande do Sul já recebeu em royalties das Usinas Hidrelétricas da região. No período do ano 2000 a 2016, o Estado recebeu como compensação financeira o valor de 81 milhões, além do ICMS da Usina.

Na oportunidade foi solicitado ao Governo, que autorize a ordem de serviço de início da obra, que possui convênio assinado entre Prefeitura de Aratiba e o Governo do Estado, no qual já se tem o contrato com a empresa vencedora da licitação e a licença ambiental.

Na reunião ficou acertado que nos próximos dias será feito um cronograma por parte da Prefeitura e a empresa contratada e entregue ao Governo para viabilização de início da obra.

O empresário Darlan Dalla Rosa apresentou o projeto Ácquamarine, Thermas Residence, da Nautilus Empreendimentos Ltda, que serão investidos cerca de R$ 280 milhões. O empreendimento tem uma área de 560 mil metros quadrados, localizada na Linha Tamanduazinho, a 15 km do centro de Aratiba, as margens do lago da Usina Hidrelétrica Itá, contempla um Hotel com 200 unidades, proporcionando 120 empregos diretos e mais de 280 indiretos, uma Marina para 150 embarcações, um posto de combustível, área de lazer com água termal, aproximadamente 400 terrenos com toda a infraestrutura para turismo e a primeira praia artificial no sul do País.

O prefeito Luiz Ângelo Poletto, destacou a importância de asfaltar os 18 km. “Esta obra pelo fato de ser de menor custo benefício para o Governo do Estado, pela importância com ligação entre os Estado do RS e SC, pelo futuro do turismo da região, já merecia a muito tempo ter sido viabilizada. Soma-se também, o fato da documentação necessária para início da obra já estar a disposição e pelos recursos gerados da empresa gerenciadora da Usina ao Estado.

Na audiência participaram o prefeito de Aratiba, Luiz Ângelo Poletto, o vereador do município, Jandir Tamanho, o empresário de Erechim, Darlan Dalla Rosa, a vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira e o vereador Edgar Marmentini e o Gerente da Regional do Rio Uruguai Tractebel Energia,, Diego Collet. Também estiveram presentes na reunião, o deputado Estadual, Gilberto Capoani, o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul, Fábio Branco e o secretário adjunto dos Transportes do RS, Vanderlan Frank Carvalho.

Audiência com o governador