Julho começa com temperaturas perto de 30°C no Rio Grande do Sul

0
416

Depois da onde de frio em junho, com mínimas negativas, o Rio Grande do Sul começa o mês de julho com máximas perto dos 30°C. O calor fora de época atingiu diversas cidades do estado durante a tarde, depois de uma manhã com temperaturas mais adequadas para o inverno, e com neblina em algumas regiões.

A cidade mais quente, de acordo com medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi Campo Bom, no Vale do Sinos, com 29°C, sendo que a média histórica para o período é de 18°C. Pela manhã, a mínima foi de 11,9°C.

Registraram máximas próximas os municípios de Teutônia, com 27,9°C, São Borja, com 27,7°C, Alegrete, com 27,5°C, São Vicente do Sul, com 27,3°C, e Porto Alegre, com 27°C. Na capital gaúcha, a média histórica nessa época é de 20°C.

Além dessas, pelo menos outras seis cidades registraram temperaturas acima de 25°C. Com máximas acima de 20°C, foram ao menos 26 municípios com medição do Inmet.

De acordo com os meteorologistas, as temperaturas seguirão altas para a época pelo menos até o meio da próxima semana.

Previsão para julho
Apesar do calor do começo do mês, os meteorologistas da Somar apostam que julho vai ser marcado pela neutralidade. “Isso quer dizer sem El Niño ou La Niña, o que indica que teremos um período de inverno em que as condições climáticas estão mais próximas do esperado para esta época do ano”, explica Gaziela Gonçalves.

Os dois fenômenos modificam as temperaturas das águas do Oceano Pacífico e alteram o regime de temperaturas e chuva no estado. Deve chover acima da média na metade sul do Rio Grande do Sul. Uma nova onda de frio é esperada para a metade do mês.