Maioria dos motoristas gaúchos opta por não adiantar pagamento do IPVA

0
223

Termina na terça-feira (31) o prazo para que o contribuinte comece a parcelar o IPVA 2017 em três vezes no Rio Grande do Sul. Os demais vencimentos caem em 24 de fevereiro e 31 de março. O prazo é o mesmo para quem quiser quitar o imposto com descontos que podem chegar a 22,4%, dependendo do tempo sem multas e da adesão ao programa Nota Fiscal Gaúcha. A dois dias do início do parcelamento, 65% dos proprietários ainda não pagaram o imposto, conforme a Secretaria da Fazenda.

O calendário termina em abril, quando a quitação deve ser feita em quota única, sem desconto e conforme a numeração final da placa. Até o momento, cerca de 1,27 milhão de veículos (35% da frota tributada) quitaram o IPVA, o que representou uma arrecadação de R$ 809 milhões. Metade do valor é repassado automaticamente às prefeituras, conforme o município de licenciamento do veículo.

A Receita Estadual projeta arrecadar R$ 2,619 bilhões com o IPVA 2017.

Quem paga?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1997.

Como pagar?
Apresente o certificado de registro e licenciamento de veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar?
Desde 14 de dezembro, é possível pagar no Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).