Município de Aratiba realiza encontro da Rede ECOVIDA de Agroecologia.

Município de Aratiba realiza encontro da Rede ECOVIDA de Agroecologia.

222

No último sábado (22) a Prefeitura Municipal de Aratiba, através da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER, SUTRAF, CETAP, e Pastoral da Juventude realizou encontro da Rede ECOVIDA de Agroecologia que teve como principal assunto “ A valorização do jovem no campo”. O evento foi ministrado pelo Sr. Rogério Rosa e teve como local o Auditório da Escola de Ensino Fundamental Aratiba.

Dentro do assunto posto em pauta durante o encontro foram trabalhados os seguintes temas:

• Apresentação do acumulo dos encontros de Jovens ATER Agroecologia :
• Apresentação experiência de ter um conselho municipal de jovens em Itatiba do Sul
• Apresentação de um trabalho da Escola Municipal De Ensino Fundamental Dourado de Aratiba com seus alunos e professores;
• Experiência de um jovem da rede ECOVIDA;
• EFAs escola familiar agrícola.

Durante o Encontro depois de muitas orientações e apresentações dos jovens e demais pessoas que já fazem parte deste projeto, Rogério dividiu os participantes do encontro em grupos e estes por sua vez tiveram 30 (trinta) minutos para dialogar e debater os seguintes questionamentos: Quais são os fatores que incentivam a permanência do jovem no campo e também quais são os fatores que o afastam dele, em seguida, os grupos tiveram que apresentar suas respostas ao público presente no evento.

Entre as principais respostas apresentadas pelos grupos em relação ao que os incentiva a permanecer no campo são: A busca de novas alternativas de plantio sem ser o plantio de grãos tradicional como milho, soja, trigo e que geram renda para a família, a forma como esses produtos são plantados a maioria sem a utilização de agrotóxicos, sem contar também com a busca por uma melhor qualidade de vida tanto da população do meio rural, quanto da população urbana.

Entretanto, por ser uma atividade não muito conhecida e devido ao pouco conhecimento destas práticas por parte das pessoas, principalmente o público jovem, ainda esbarra com uma espécie de preconceito por parte da população e até mesmo por parte da própria família que ainda possui um certo medo de investir nesta alternativa de produção por ser uma atividade pouco conhecida e embora os resultados apresentados tenham sido positivos, o mercado para esta alternativa de produção é pequeno se comparado ao mercado dos produtos tradicionais.

Estiveram presentes neste evento, o Prefeito Municipal de Aratiba Sr. Guilherme Eugênio Granzotto e sua esposa, Secretários Municipais, Vereadores, Direção das cooperativas SUTRAF, COPAAL, Grupo da Pastoral da Juventude de Aratiba, Itatiba do Sul, representantes Dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e representantes de outros países como: Argentina, Dinamarca e Guatemala.

O Prefeito Guilherme Eugênio Granzotto em seu discurso falou da felicidade do Município em estar recebendo um evento da dimensão deste encontro da ECOVIDA. Agradeceu a todos os presentes e disse que este é um projeto a ser estudado para garantir a permanência da agricultura familiar, através do incentivo ao jovem para permanecer na atividade agrícola gerando assim uma melhor fonte de renda e consequentemente uma melhor qualidade de vida a população urbana e rural.