Neve cai e faz a alegria dos turistas na Serra Catarinense

0
531

Cidades da Serra Catarinense registraram neve neste domingo (21), para a alegria dos turistas que ocuparam praticamente todos os hotéis da região à espera do fenômeno. Os flocos chegam a se acumular e pintam de branco as rodovias e, segundo a Epagri, devem cair até pelo menos esta noite.

A cidade de São Joaquim registrou neve por volta das 10h15, em Cruzeiro, próximo do centro da cidade. O site São Joaquim Online registrou em vídeo os primeiros flocos que caíram. Também foi registrada ocorrência de neve em Urubici.

Logo cedo, a temperatura em São Joaquim era de 2ºC, com chuva e vento, que fizeram a sensação térmica atingir -17ºC no Morro da Antena. A mínima no município deve ser de -3ºC na madrugada de domingo para segunda. Nesta segunda-feira (22), a máxima será de 6ºC. Urubici deve registrar 0ºC na madrugada e máxima de 9ºC na segunda.

À tarde, o acúmulo de neve provocou o fechamento do Parque Nacional São Joaquim por motivo de segurança, já que os automóveis deslizam na pista nestas condições. No parque, fica o Morro da Igreja, um dos pontos turísticos mais visitados, cujo acesso é feito pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra.

Na sexta-feira (19), a previsão era de que os flocos caíssem na Serra já no sábado (20). Por conta disso, os hotéis da região ficaram lotados. Segundo o Serra Catarinense Convention & Visitors Bureau, 95% dos cerca de 6 mil leitos disponíveis em Urupema, Urubici, Rio Rufino, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro e Lages foram ocupados para o final de semana.

De acordo com a Defesa Civil, nas madrugadas de segunda e terça-feira (23), a temperatura mínima no Estado será próxima de 0°C, e negativa (entre -1°C e -5°C) nas áreas altas do Oeste, Planalto e Alto Vale.