24.5 C
Aratiba
quarta-feira, 24/abril
Player de Áudio Responsivo
InícioAgriculturaNova estimativa do IBGE indica safra maior em 2015

Nova estimativa do IBGE indica safra maior em 2015

Projeções da quarta estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2014/2015 indicam que a produção total deste ano poderá chegar a 201 milhões de toneladas, maior do que o previsto nas estimativas anteriores.

Dados divulgados nesta terça-feira (12), relativos ao Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de abril, indicam que a safra nacional deverá ter produção 4,2% superior à obtida em 2014 (192,9 milhões de toneladas) e 0,6% maior que a prevista no levantamento de março.

A estimativa da área a ser colhida apresentou crescimento de 2% em relação à área colhida em 2014, chegando a 57,5 milhões de hectares. No ano anterior, a área atingiu 56,4 milhões de hectares.

Os dados do IBGE indicam que arroz, milho e soja são os três principais produtos desse grupo: somados, representam 91,6% da estimativa da produção e abrangem 85,4% da área a ser colhida. Em relação ao ano anterior, houve acréscimo de 4,7% na área da soja e de 0,1% na de milho. Já na área de arroz, houve redução de 3,5%. No que se refere à produção, houve acréscimos de 0,7% para o arroz e 10,6% para a soja e diminuição de 3,1% para o milho.

O volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresenta o Centro-Oeste como destaque, com 40,5% do total da produção nacional, equivalente a 81,4 milhões de toneladas. A Região Sul responde por 38% do total, o que equivale a 76,3 milhões de toneladas, o Nordeste abrange 9,4% da produção, ou seja, 18,9 milhões de toneladas; o Sudeste produz 9,1% do total, o que corresponde a 18,3 milhões de toneladas; o Norte produz o restante: 6 milhões de toneladas.

O LSPA é pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas. As informações são obtidas primeiramente por meio das comissões municipais e regionais de Agricultura. Posteriormente, são avaliadas, em nível nacional, pela Comissão Especial de Planejamento Controle e Avaliação das Estatísticas Agropecuárias (Cepagro), constituída por representantes do IBGE e do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments