Nova safra de milho é estimada em 4,8 milhões de toneladas no...

Nova safra de milho é estimada em 4,8 milhões de toneladas no RS

235

Está aberta a colheita do milho no Rio Grande do Sul. A abertura oficial aconteceu no sábado (28) em uma fazenda em São Nicolau, cidade do Noroeste do estado. A estimativa é que a produção do grão alcance os 4,8 milhões de toneladas.

O governador José Ivo Sartori esteve presente na cerimônia, ao lado de outras autoridades. Diante dos números, a abertura ocorreu em clima de otimismo.

A área plantada nesta safra chegou a 806 mil hectares, um aumento de 9% em relação à safra anterior. Os dados são da Emater/RS e da Câmara Setorial do Milho, ligada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Ainda conforme a Emater, a produtividade média deve ficar em 6.690 kg por hectare (kg/ha). Na safra passada, ficou em 6.406 kg/ha. Segundo os produtores, 80% do total da produção de milho será destinada à ração animal.

O milho é o principal insumo da produção animal e é também utilizado na alimentação humana. O Rio Grande do Sul é o sexto maior produtor de milho no Brasil, sendo a região Noroeste e das Missões as maiores produtoras do grão no estado.