Novo secretário de Educação defende parcerias com iniciativa privada nas escolas

Novo secretário de Educação defende parcerias com iniciativa privada nas escolas

117

Tendo a modernização do ensino, as parcerias com a iniciativa privada e o foco no aluno como principais diretrizes, tomou posse nesta quarta-feira (3) o novo secretário estadual da Educação, Ronald Krummenauer. Em uma cerimônia que contou com representantes de entidades empresariais e integrantes do governo, disse esperar deixar um “começo de trabalho” nos 20 meses que terá até o final do governo Sartori.

“Sem acreditar no milagre que em 20 meses tudo irá mudar, mas em quatro ou cinco anos eu acredito que a gente possa novamente ser o principal Estado do Brasil na educação”, destacou.

Entre as entidades cortejadas por Krummenauer para futuras parcerias na educação pública gaúcha, estão as que compõem o Sistema S (Sesi, Senai e Senat). Ele citou, ainda, sindicatos de escolas de idiomas que poderiam potencializar disciplinas nessas áreas.

Afirmou que pretende ampliar o diálogo com os professores, mas não prometeu o pagamento do piso salarial. Sobre possíveis mudanças no plano de carreira,

“O atual plano de carreira é de 1974. Então, não é possível que a gente tenha coisas que se possa discutir ali. Essas alternativas prefiro ainda desenvolver dentro da Secretaria da Educação e com os demais atores”

Mudanças no secretariado

Nesta semana, outros secretários também tomaram posse após uma reforma que atingiu oito órgãos estaduais. Abaixo, as principais mudanças.

Novos integrantes do Executivo:

– Casa Civil: Fábio Branco (PMDB)

– Desenvolvimento Econômico: Márcio Biolchi (PMDB)

– Educação: Ronald Krummenauer

– Obras, Saneamento e Habitação: Fabiano Pereira (PSB)

– Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos: Maria Helena Sartori (PMDB)

– Minas e Energia: Artur Lemos

Demais anúncios:

– Casa Militar: Alexandre Martins

– IPE: Otomar Vivian

– Secretário-adjunto da Segurança Pública: coronel Everton Oltramari

– Secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia: Evandro Fontana

– Secretária-adjunta e diretora geral da Educação: Iara Wortman