Números de celular terão nono dígito a partir de domingo no Sul

0
311

A partir deste domingo usuários da região Sul terão de incluir o nono dígito, para todas ligações para celular. Depois do dia 6 de novembro, todos que telefonarem para os códigos de área de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul devem incluir o algarismo 9 antes do número do celular. A região Sul é a última do país a ter o sistema implementado. Em São Paulo, por exemplo, as mudanças começaram em 2012.

O nono dígito passa a ser incluído a partir de 6 de novembro, mas até o dia 15 as ligações com apenas oito números continuam sendo completadas. Depois disso, as ligações passam a ser interrompidas e uma mensagem solicitando o nono dígito é informado ao usuário.

O acréscimo do nono dígito às linhas móveis, permite que as possibilidades de variações de números salte de 37 milhões para 90 milhões, uma vez que os números 2, 3, 4 e 5, que em posição inicial são restritos a linhas fixas, podem também ser usados na segunda casa dos números móveis. Os números fixos não sofrem alteração.

Para os usuários, um dos maiores desafios será atualizar toda a lista de contatos do celular. Para ajudar nessa tarefa, alguns aplicativos gratuitos para smartphones acrescentam automaticamente o novo dígito aos contatos da agenda. Esses serviços só atualizam contatos com DDD de áreas em que o nono dígito já foi implementado. Números com DDD 51, portanto, só poderão ser atualizados automaticamente a partir de domingo.

Em celulares mais antigos, nos quais não é possível baixar os aplicativos, a mudança na agenda tem de ser feita manualmente.