Obras de reparo no Vertedouro Auxiliar da UHE Itá iniciam na próxima semana

0
2161

Na próxima segunda (26) iniciará uma obra de reparo na calha do Vertedouro 2 da Usina Hidrelétrica Itá. A reforma tem como finalidade reparar um dano no vertedouro auxiliar decorrente das chuvas de junho de 2014 e deve durar cerca de oito meses. Neste período a usina funcionará normalmente.

Os vertedouros são canais hidráulicos que possibilitam escoar a água em excesso do reservatório durante o período das chuvas, por isso, quando falamos que a Usina está vertendo, é que o lago está em seu limite e precisa liberar água de forma segura pelo vertedouro. A Usina Hidrelétrica Itá possui dois vertedouros, um principal e um segundo auxiliar. O vertedouro auxiliar é usado apenas quando há uma grande afluência e o vertedouro principal não é suficiente para suportar o grande volume de água que chega ao reservatório.

No ano de 2014, em decorrência das cheias que atingiram a região, a operação da Usina Hidrelétrica Itá houve necessidade de utilizar o vertedouro auxiliar. Após, foi verificada a necessidade de reparo na superfície da rocha da calha não revestida do vertedouro.

A UHE Itá é uma das maiores usinas do sul do Brasil e uma peça importante na matriz energética nacional. Esse trabalho de reparo evidencia a preocupação com a qualidade do empreendimento para continuar gerando energia limpa, segura e renovável para o Brasil.

O Gerente Geral do Consórcio Itá, Reginaldo de Oliveira, enfatiza que a obra é apenas de melhoramento da estrutura do vertedouro auxiliar e não afetará a operação nem a segurança da Usina. “Nós do Consórcio Itá, junto com a Tractebel Energia, operadora da usina e empresa líder do Consórcio, contratamos especialistas para os estudos do restabelecimento das condições técnicas operacionais ideais do vertedouro, e após isso uma empresa que suprisse as demandas para o reparo”, salienta Oliveira.

A empresa contratada para essa obra é de Curitiba e cerca de 90 pessoas estarão envolvidas nos trabalhos. Para saber mais sobre o Consórcio Itá acesse www.consorcioita.com.br.