Os perigos dos antidepressivos

0
1051

Além dos efeitos colaterais, os antidepressivos devem ser administrados com cuidado devido a outros motivos. Pacientes com idade inferior aos 24 anos, por exemplo, podem apresentar comportamento suicida quando do uso de determinados antidepressivos. Sem falar na dependência que muitos deles podem provocar, assim como crises de abstinência.

Algumas pessoas fazem uso por tanto tempo e de forma tão indiscriminada que chegam a ficar insensíveis, ou seja, não têm mais reações emocionais frente a nada. Elas deixam de saber o que é tristeza, assim como felicidade, raiva, saudades ou remorso, por exemplo. Muitos antidepressivos podem também alterar a estrutura cerebral em apenas uma dose.

Medicamentos antidepressivos devem ser receitados por um profissional e somente quando houver real necessidade. São fármacos fortes que atuam no cérebro e podem ser perigosos quando da combinação com outros remédios. Além disso, o consumo de antidepressivo e de bebidas alcoólicas, o que é muito comum entre jovens, pode ser extremamente perigoso, tanto para a pessoa que faz uso do medicamento quanto para colegas e conhecidos.

Portanto, nunca realize automedicação e busque pela ajuda de um médico sempre que notar que algo anda errado. O uso indiscriminado de antidepressivos é algo alarmante atualmente, já que grande parte da população utiliza estes medicamentos. Os antidepressivos somente devem ser indicados por profissionais e quando houver real necessidade.