Padre de Erexim fala do curso que frequenta em Roma

Padre de Erexim fala do curso que frequenta em Roma

232

Pe. Bonetti fala do curso em Roma: Durante este mês de fevereiro, no Pontifício Colégio Espanhol de São José em Roma, Itália, está sendo realizado curso de atualização para Sacerdotes da América Latina que atuam na formação inicial e permanente. Presbíteros de diversos países latinos estão tendo a oportunidade de aprofundar a espiritualidade, de estudar e trocar experiências, adquirindo preciosa formação para sua atuação em seus países e comunidades de atuação.

Pe. Cleocir Bonetti, Vigário Geral da Diocese de Erexim, relata alguns conteúdos já estudados: saúde física do presbítero, saúde psíquica do presbítero, afetividade e sexualidade na vida sacerdotal, uso do tempo, redes sociais e uso da internet com a equipe do Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Gregoriana; as relações humanas do sacerdote; realidade dos abusos cometidos por clérigos; o acompanhamento nas crises e dificuldades, com o Pe. Amedeo Cencini. Ele é sacerdote, é religioso canossiano, mestre em ciências da educação pela Universidade Salesiana de Roma e doutor em psicologia pela Universidade Gregoriana da mesma cidade. Especializou-se em psicologia no Instituto Superior de Psicoterapia Analítica. Atualmente, é mestre de clérigos em seu instituto e professor de pastoral vocacional e formação para o discernimento na Universidade Salesiana. Leciona psicologia aplicada num curso de formadores na mesma universidade e na Universidade Gregoriana. Ensina, também, nos cursos de teologia e direito organizados pela Congregação para a Vida Consagrada. Desde 1995, é consultor da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Do Brasil, participam o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e os 4 integrantes da Diretoria da Comissão Nacional do Clero, cujo presidente é do Rio Grande do Norte, o vice, do Rio de Janeiro, o Secretário, do Sergipe, e o tesoureiro, Pe. Bonetti, que é também o coordenador da comissão dos presbíteros do Rio Grande do Sul.

Na foto do grupo de pé, estão com Pe. Germán Arana Beorlegui, SJ e ao centro Mons. Jorge Carlos Patrón Wong secretário da Congregação para o Clero.

aa1