Padres da Diocese de Erexim refletem aspectos da Assembleia da CNBB

0
561

Em sua segunda reunião anual, nesta terça-feira, 17/5, no Centro de Pastoral, dom José apresentou aos padres da Diocese de Erexim aspectos da Assembleia da CNBB, em abril passado, em Aparecida, SP.

O bispo referiu os seguintes assuntos tratados pelos bispos: 1) tema central, Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da terra e luz do mundo, do qual resultou um novo documento da Conferência a ser lançado nos próximos dias. O texto analisa a realidade eclesial, pastoral e social em que os leigos estão inseridos, fala de sua identidade e de sua ação transformadora na Igreja e no mundo; 2) O catolicismo no Brasil – mudança de religião no País. O assunto foi apresentado pela Dra. Sílvia Fernandes, do Rio de Janeiro. Fez menção ao livro da Editora Vozes – Religiões em Movimento: o Censo de 2010 e apresentou dados estatísticos preocupantes sobre a redução do número de católicos, o crescimento dos grupos pentecostais e dos sem religião; 3) Conjuntura política brasileira – pensando o Brasil, com análise de quatro aspectos: cultural, econômico, social, político, abordados em três partes: percepções da realidade, reflexões à luz da doutrina social da Igreja e indicações para superar as crises; 4) Comemoração dos 60 anos da Cáritas Brasileira, com destaque para algumas de suas ações, como a ajuda ao Haiti quando do terremoto devastador em janeiro de 2010, a campanha das cisternas para o Nordeste, a ajuda em catástrofes naturais e emergências sociais no Brasil e no estrangeiro, projetos diversos de promoção humana; 5) Projeto de Solidariedade entre as Dioceses que possibilita ajuda para a formação de 300 seminaristas; 6) visitas especiais: – do Presidente da Conferência Episcopal do Quênia, país mais populoso da África, no qual há grave perseguição aos cristãos; – de um padre da Síria, país marcado pela guerra civil, do qual centenas de milhares de cidadãos, especialmente cristãos, acabam migrando forçosamente; 7) Retiro, orientado pelo Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, que desenvolveu três reflexões sobre a misericórdia e uma sobre a Igreja; 8) notas da assembleia, uma sobre o momento nacional e outra sobre as eleições municipais deste ano no País. Relato e notas da assembleia estão no jornal Comunicação Diocesana de junho.

Outros assuntos da reunião: Administração, com balancete da Cúria de janeiro a 12 deste mês, andamento das obras no Seminário São José em Passo Fundo e Bom Pastor em Barão de Cotegipe, dissidio coletivo dos funcionários das Paróquias, seguro de imóveis e de veículos, reforma do Santuário, pastoral do dízimo, romaria de Fátima, pastoral presbiteral com oportunidade de os padres falarem livremente sobre sua vida pessoal e ministerial. Comunicações de diversos setores de pastoral completaram a pauta do dia.

Algumas atividades definidas na reunião: encontro de formação para as secretárias e secretários das Paróquias, dia 07 de junho, no Centro Diocesano, das 09h às 15h30; encontro de estudo sobre a Pastoral do Dízimo para os padres, dia 10 de agosto, a partir das 08h30, no Centro Diocesano; retiro das zeladoras das capelinhas, dia 07 de agosto, no Santuário de Fátima; Jubileu das catequistas, dia 28 de agosto, das 14 às 16h, na Catedral São José, junto com os ministros e ministras; Jubileu do terço dos homens, dia 13 de outubro, às 20h, na Catedral São José.