Padres da Diocese de Erexim refletem transmissão, celebração e vivência da fé em novos tempos

0
368

Com a participação de Dom José, do bispo emérito, Dom Girônimo, os padres da Diocese de Erexim iniciaram seu curso anual de formação pastoral permanente na manhã desta segunda-feira, no Seminário de Fátima, com assessoria do Pe. Décio Walker, da Diocese de Santo Ângelo e coordenador do Setor de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 3 da CNBB. Até quarta-feira ao meio dia, refletem os desafios da iniciação à vida cristã em tempos de mudança cultural. Aprofundam o processo de iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé para assumi-la de forma pessoal, com vida coerente com ela, na complexa realidade atual. Estudam também a celebração do Batismo, Crisma e Eucaristia, os sacramentos da iniciação cristã.

Pe. Décio iniciou o curso com vídeo apresentando a passagem da sociedade industrial para a atual sociedade do conhecimento que traz o desafio da interdependência e da cooperação em contraposição ao individualismo, ao consumismo, num mundo instável, rápido, imprevisível e complexo.

O assessor prossegue apresentando o subsídio da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB para a Animação Bíblico-Catequética “Itinerário Catequético – Iniciação à Vida Cristã, um processo de inspiração Catecumenal”. O texto tem três partes: Fundamentação bíblica, teológica e pastoral; Orientações para uma ação pedagógico-pastoral no processo de Iniciação à Vida Cristã; Itinerários de Iniciação à Vida Cristã conforme as idades.

Na abertura do curso, Dom José destacou que o curso reflete aspecto muito presente nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, no Plano Regional e nas reuniões de catequistas.

Pe. Décio Walker: Nasceu no dia 12 de janeiro de 1954, em Santo Cristo, Diocese de Santo Ângelo. Frequentou o Seminário de Cerro Largo, cursou filosofia em Santo Cristo e teologia na PUC de Porto Alegre, residindo no Seminário de Viamão. Possui Especialização em Teologia Dogmática com Ênfase em Estudos Bíblicos, pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (São Paulo) e Especialização em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma. Na maior parte de seus mais de 30 anos de padre atuou na formação, como professor e Diretor do Instituto Missioneiro de Teologia de Santo Ângelo, professor titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e professor do ITEPA, Instituto de Teologia e Pastoral, de Passo Fundo, atuando principalmente na área bíblica. Foi também coordenador de pastoral da Diocese de Santo Ângelo. De 2012 a 2015, foi assessor da Animação Bíblico-Catequética da CNBB nacional. Atualmente, é coordenador do Setor de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 3 da CNBB. Em parceria com Pe. Léo Konzen, publicou “Comentário ao Evangelho de Marcos” pelo Centro de Estudos Bíblicos (CEBI). Tem muitos textos em diversas revistas sobre aspectos bíblicos e catequéticos.