Paróquia de Aratiba acolhe com entusiasmo seu novo pároco e diretor da Rádio Aratiba

0
1676

Na missa das 18h deste sábado, véspera do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, Dom José, tendo oito padres concelebrantes, oficializou Pe. Cleocir Bonetti novo Pároco de Aratiba. Ao apresentá-lo antes de iniciar a missa, os fiéis que lotavam completamente a igreja, espontaneamente, o acolheram, de pé, com demorada salva de palmas. Inicialmente, Pe. Rudinei Lolatto, até agora pároco local, substituído porque estava deixando o ministério, havia feito a saudação e apresentação dos padres presentes, dos ministros, das religiosas, da caravana de Barão de Cotegipe, onde Pe. Cleocir era pároco, e outros grupos.

Ao iniciar a homilia, o Bispo agradeceu ao Pe. Rudinei pela vida e ministério por 13 anos e 4 meses na Diocese de Erexim. Agradeceu ao Pe. Bonetti a disponibilidade em assumir a nova função de Pároco  da Paróquia São Tiago e  diretor da Rádio Aratiba, deixando Barão de Cotegipe onde estava há um ano e 3 meses. Exortou-o a viver agora a responsabilidade de educar, santificar e conduzir o povo de Deus da Paróquia São Tiago de Aratiba. Referiu-se depois às leituras bíblicas do dia, 6º domingo de Páscoa, nas quais aparece a forma participativa com que a comunidade inicial da Igreja, com a luz do Espírito Santo, superava os problemas que iam aparecendo, e as palavras de Cristo aos discípulos falando-lhe do Espírito Santo e garantindo-lhes a paz.

Após sua mensagem, Dom José convidou Pe. Cleocir a renovar os compromissos da ordenação presbiteral e lhe entregou os símbolos de sua missão de Pároco – a bíblia, apresentada por um ministro; a estola, pelos próprios pais do novo Pároco e a chave do sacrário, pelo Pe. Jóssi Golembiewski, nomeado administrador paroquial de Barão de Cotegipe.

No final da celebração, houve diversas manifestações.

– As catequistas com os catequizandos expressaram seu carinho ao Bispo e aos padres através de um canto com coreografia.

– O grupo de jovens de Barão de Cotegipe e o de Aratiba manifestaram gratidão ao Pe. Cleocir e Pe. Rudinei pelo acompanhamento e apoio recebido deles. Entregaram brinde a cada um.

– O ministro Senair Dal Moro, em nome da Paróquia de Aratiba deu as boas-vindas ao novo Pároco, manifestando-lhe desejo de que esteja à frente e ao lado de todos, orientando, abençoando, consolando e compartilhando da vida deles. Desejou-lhe também bom trabalho na Rádio Aratiba. Disse que os paroquianos lhe entregavam a chave dos corações e das casas. Dirigindo-se ao Pe. Rudinei, declarou-lhe que todos estavam acostumados com seu jeito de ser e que sentirão sua falta. Garantiu-lhe que o trabalho realizado foi de grande relevância para todo o povo. Respeitam sua decisão de deixar o ministério e desejam felicidade na nova caminhada. A Dom José, assegurou a estima e a admiração do povo pelo seu trabalho pastoral em toda a Diocese.

– O prefeito municipal, Luiz Ângelo Poletto, acompanhado do Vice, Gelson Carbonera, agradeceu ao Pe. Rudinei pelo que realizou na Paróquia e na Rádio, por diversas iniciativas inovadoras em seu trabalho, pela parceria com o poder público. Referiu que, estando em Barão de Cotegipe recentemente, percebeu quanto o povo queria bem ao Pe. Cleocir, a quem deu as boas-vindas e assegurou ter certeza de que desenvolverá excelente trabalho em Aratiba.

– Pe. Rudinei iniciou sua manifestação dizendo que vivia uma despedida dupla: de Pároco e Diretor da Rádio Aratiba e do ministério. Frisou que, deixando o ministério, não deixará de ser cristão católico, de cultivar a fé e a espiritualidade. Nunca desmerecerá a Igreja, à qual deve muito e à qual continuará ajudando. Agradeceu a Dom José com quem manterá a mesma amizade que cultivou até agora. Expressou gratidão à família que sentiu muito sua decisão, mas não deixou de compreendê-lo e apoiá-lo; aos funcionários da casa paroquial, à eficiente e amiga equipe da Rádio; aos ministros, aos coroinhas, às pastorais, ao Conselho Econômico, ao Prefeito e ao Vice, ao Presidente da Câmara Municipal, a todas as pessoas que fizeram parte de sua vida, aos formadores do Seminário, às pessoas das paróquias onde trabalhou. Concluiu sua mensagem dirigindo-se ao Pe. Bonetti, o novo Pároco, a quem lhe entregou a estola que estava usando.

– Pe. Bonetti, em sua mensagem, iniciou com uma palavra especial ao Bispo, enaltecendo a visita pastoral que está realizando em Barão de Cotegipe. Externou seu carinho e gratidão à delegação de Barão de Cotegipe e por ela a toda a Paróquia. Não encontrou uma palavra que expressasse todos os seus sentimentos por eles. Confidenciou que cuidaram muito bem dele e que tem certeza de que o povo de Aratiba fará o mesmo. Pediu licença para fazer parte da vida de todos, deixando o próprio coração aberto para cada um fazer parte da dele. Consciente de que os padres são peregrinos e missionários, acolheu a nova missão que o Bispo e o Conselho Presbiteral lhe confiaram. Na nova função, procurará dar continuidade ao trabalho em andamento, para o qual Pe. Rudinei lhe deu muitas informações.

– Pe. Jóssi Golembiewski pediu permissão para dizer ao Pe. Bonetti que o povo de Barão de Cotegipe tem imensa gratidão, amizade e saudades dele. Solicitou ao Bispo para designá-lo para aquela Paróquia quando quiser confiar-lhe outra missão depois de Aratiba.

Por fim, o bispo convidou o Vigário Geral da Diocese, Pe. Dirceu Balestrin, para ler a ata do evento. Lida a ata, Dom José deu a bênção final da celebração. Grande parte dos presentes dirigiu-se ao salão paroquial para o jantar de confraternização.

PADRE 3

 

 

PADRE 2