12.2 C
Aratiba
sábado, 20/abril
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiPe. Moacir Noskoski assume Paróquia da Glória de Erval Grande

Pe. Moacir Noskoski assume Paróquia da Glória de Erval Grande

Em missa concelebrada por 12 padres, na noite desta quinta-feira, 28, festa de Santo Tomás de Aquino, o vigário geral da Diocese, Pe. Dirceu Balestrin, em nome de Dom José, oficializou o Pe. Moacir Noskoski como Pároco da Paróquia N. Sra. da Glória, de Erval Grande. Fiéis de todas as comunidades da Paróquia e da Paróquia Santa Luzia do Bairro Atlântico, Erechim, que o Pe. Moacir ajudou a organizar e nela trabalhou desde 2008, lotaram completamente a ampla igreja local.

Pe. Dirceu, na homilia, ressaltou a necessidade intrínseca de a Igreja evangelizar, fazendo brilhar a luz de Cristo, que deve ser oferecida a todas as pessoas de qualquer tempo e de qualquer lugar, conforme o evangelho do dia sobre a missão do discípulo missionário de Cristo ser luz do mundo e sal da terra.

Dirigindo-se ao Pe. Ivacir, manifestou-lhe a gratidão da diocese pelos 13 anos de ação pastoral em Erval Grande, destinado agora para Gaurama. Seu trabalhou marcou a Paróquia que está deixando, com boas recordações. Porém, quando o padre é transferido, o bem realizado por ele permanece na vida de todos os paroquianos.

Agradeceu, igualmente, ao Pe. Moacir pela disponibilidade em assumir a nova função, depois 11 anos organizando e conduzindo a Paróquia Santa Luzia, primeiro como vigário paroquial da São Pedro, junto com Pe. Altair Steffen, e depois como seu Pároco.

Continuando sua reflexão, lembrou que a vida é feita de desafios, particularmente para os padres, peregrinos da missão. A transferência é sempre desafiadora e difícil, mas é também saudável e renovadora. Lembrou a missão do pároco de ser pastor, alimentando as ovelhas através da Palavra de Deus e dos Sacramentos, com atenção especial às mais frágeis. Missão que não realiza sozinho, pois precisa contar com lideranças, comissões, conselhos das comunidades e de toda paróquia. Referindo-se ao santo do dia, o teólogo Tomás de Aqui, homem muito cortês, educador, estudioso e dedicado, desejou que interceda ao novo Pároco de Erval Grande muita alegria, ternura, capacidade de diálogo, graça especial para um ministério fecundo e frutuoso.

Em seguida, convidou Pe. Moacir a renovar seus compromissos da ordenação presbiteral e lhe entregou os símbolos de sua missão paroquial, a Bíblia, pelo Pe. Alvise Follador, a estola, pelo Pe. Valtuir Bolzan e a chave do Sacrário, pelo Pe. Ivacir Franco.

No final da celebração, em agradecimento ao Pe. Ivacir e expressão de perene recordação, um grupo cantou “amigos para sempre”. Dois representantes do Conselho da sede paroquial se pronunciaram em nome de todos os paroquianos. Joarez Galina deu as boas-vindas ao Pe. Moacir, garantindo-lhe que passará a fazer parte de cada família da Paróquia, com votos de que possa exercer seu ministério com amor, fidelidade e alegria entre todos os ervalenses. Francisco Ari Rodrigues recordou o dia 16 de fevereiro de 2003, quando Pe. Ivacir assumiu a Paróquia. Com sua atuação, realizou mudanças na Paróquia e no Município. Foi sempre amigo, parceiro e conselheiro de todos. Observou que os paroquianos não estavam dizendo adeus, mas um até breve, pois a distância de sua nova Paróquia não é grande, podendo haver visitas mútuas.

Por fim, manifestaram-se também o já ex-pároco e novo pároco. Pe. Ivacir disse que procurou realizar sua missão com muita dedicação e pôde contar com todos. Desejou fecundo e feliz ministério para o Pe. Moacir. Este, por sua vez, disse que continuará procurando ser o que foi na Paróquia Santa Luzia, simples, amigo, especialmente das pessoas mais fragilizadas, as crianças, os jovens e os doentes. Recomendou que ninguém tenha receio de se achegar a ele.

Lida a ata pelo secretário paroquial, Luiz Zucco, que está na função há 31 anos, Pe. Balestrin, acompanhado especialmente pelo Pe. Moacir e Pe. Ivacir, deu a bênção final do ato litúrgico. Grande parte dos participantes do mesmo dirigiu-se ao salão paroquial para o jantar. Antes do seu início, o padre que chegava e o que se despedia foram saudados pelo prefeito municipal, Agustinho Scinski, e receberam brindes, kit para chimarrão e uma camisa do Inter, respectivamente.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments