Pés merecem atenção

0
671

Após um dia inteiro de trabalho, ou depois de horas caminhando de um lado a outro, ou ao fim de uma grande festa, os pés costumam pedir socorro. Os primeiros sinais de que os pés estão exaustos são a dor e o inchaço. Mas há solução. Segundo a dermatologista Daniela Ribeiro, especialista em medicina estética, o inchaço (ou edema) pode ser resolvido colocando-se as pernas para cima, para facilitar o retorno venoso e deixar as veias funcionarem melhor. Uma drenagem linfática também ajuda, bem como a ingestão de alimentos diuréticos e a redução do consumo de sal. Já a dor pode ser amenizada com uma massagem na região da planta do pé, com um creme refrescante a base de mentol.

Quando os pés são exigidos além da conta, muitas vezes em calçados inadequados, é comum o surgimento de bolhas. Nesse caso, as dicas básicas são: não furar a bolha e não usar sapatos que apertem a região já lesionada.

Os calos geralmente também são causados por um excesso de atrito na pele do pé somado a uma pisada errada. “Nesse caso, a recomendação é usar bastante hidratante na forma de pomadas ou vaselina sólida contendo ureia e ácido salicílico, que são substâncias queratolíticas, ou seja, capazes de afinar a camada córnea que, neste caso, está muito espessa”, explica Daniela.

E quem nunca levou uma pisada na unha? Se a intensidade for forte a ponto de deixar uma mancha roxa ou marrom escura na unha sugere-se consultar um médico logo. Esse é o sinal de um hematoma embaixo da unha, que pode infectar, provocando bastante dor. O problema pode, inclusive, causar deformidades definitivas na unha. Geralmente, nesses casos, o ideal é drenar o hematoma e usar anti-inflamatórios ou antibióticos, que serão prescritos pelo médico. Com esses cuidados, seus pés agradecem!

Bolhas
– Evitar sapatos que apertam a região da bolha

– Não furar a bolha, evitando o aumento da dor e o aparecimento de uma infecção

– Se a bolha furar sozinha, lavar bem a região com sabonete antisséptico e fazer um curativo no local (não apenas um “band-aid”)

– Trocar o curativo no banho para que solte da pele e não cause uma nova lesão

– Se algum sapato machuca, com risco de causar mais bolhas, aplicar vaselina sólida na região do pé para evitar atrito