Plantio da soja já atinge 3% do total previsto para esta safra no RS

0
835

As primeiras lavouras de soja da safra 2015/2016 começam a ser plantadas no Rio Grande do Sul, no Norte e Noroeste do estado. De acordo com a Emater, a estimativa é de que já tenham sido semeados cerca de 130 mil hectares, o que representa pouco mais de 3% do total previsto.

No ano passado, o plantio da oleaginosa atingia 1% nesta mesma época, e as condições climáticas eram muito parecidas com as atuais. Segundo os técnicos da Emater, esse percentual poderia ser maior não fosse o excesso de umidade registrado nos últimos dias, que impossibilitou os trabalhos prévios à semeadura, como a dessecação de pastagens e outras coberturas verdes. Com a melhora das condições, os produtores deverão acelerar o processo nas próximas semanas.

Em relação ao milho, as plantações seguem com excelente desenvolvimento vegetativo, beneficiadas pelas altas temperaturas e a boa umidade presente no solo. No momento se intensifica a fase reprodutiva, com 6% das lavouras em floração e 1% já em enchimento de grãos.

Os agricultores estão complementando os tratos culturais com controle de ervas e aplicação de nitrogênio em cobertura nos milharais. Embora tenha sido constatada uma maior incidência de pragas nas lavouras, os danos não chegaram a atingir o nível econômico. Na última semana, o plantio alcançou 70% da área prevista para este ano, contra os 64% registrados anteriormente, informa a Emater/RS-Ascar.