Prazo de vacinação contra febre aftosa encerra nesta sexta-feira

Prazo de vacinação contra febre aftosa encerra nesta sexta-feira

97

Pecuaristas que ainda não vacinaram seus animais contra a febre aftosa terão até esta sexta-feira (15) para aplicar a dose no rebanho. O prazo que encerrava no final do mês de maio foi prorrogado devido as fortes chuvas que ocorreram em todo o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias.

O pedido de prorrogação da vacina contra a febre aftosa foi feito pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A solicitação foi feita, principalmente, por municípios da Zona Sul do Estado, que reivindicaram que o prazo fosse estendido devido aos problemas de locomoção causados pela chuva na região desde abril.

Para que a vacina seja feita, produtores precisam estar registrados no Programa Nacional de apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (Pecfam) e ter até 10 bovinos e/ou bubalinos no rebanho,.

Segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, o Rio Grande do Sul está livre da febre aftosa há 14 anos. O último foco foi registrado em 2001. Neste período, cerca de 28 mil animais tiveram de ser sacrificados e mais de 7 mil foram abatidos.