Prefeito de Aratiba faz avaliação positiva de seu mandato

0
466

Na programação Nova Manhã da Rádio Aratiba, desta quinta-feira(29), Marciano Rorig, entrevistou o prefeito de Aratiba, Luis Ângelo Poletto, que fez um apanhado geral das principais ações desenvolvias ao longo do último mandato, no quadriênio 2013/2016.

Poletto afirmou que deixa a prefeitura com um sentimento de dever cumprido por deixar uma grande estrutura para os próximos governantes e não ter ao longo dos quatro mandatos nenhum acidente mais grave, especialmente no setor da educação, saúde e obras. Ainda segundo o prefeito, este último mandato foi muito difícil especialmente pela crise econômica que atingiu o Brasil, diminuindo os repasses financeiros para os municípios, dificultando as ações dos administradores, além da crise política.

Na entrevista, Poletto, destacou os índices alcançados pelo município. Segundo ele, dos 32 municípios que compõem a região do Alto Uruguai, Aratiba é o município com melhor gestão fiscal, de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Conforme o Ranking, o município está em 14º no estado e em 95º no país. Também destacou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A Escola Municipal de Ensino fundamental Aratiba, por meio dos alunos do 5º ano, realizaram a Prova Brasil, uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipal, estadual e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino.

Na avaliação de 2015, os alunos obtiveram a média 7,7, classificando-se em 2º lugar entre as escolas municipais do estado do Rio Grande do Sul e em 1º lugar na região do Alto Uruguai. Poletto destacou que esta média vem crescendo gradativamente desde 2011, superando a meta Nacional projetada para 2021.
Questionado de como a atual administração está entregando a prefeitura, Luís Ângelo Poletto, falou que nunca alguém entregou a prefeitura em tão boa situação, com muitas máquinas, equipamentos e estoques. Em estoque, segundo o prefeito são mais de R$ 400 mil.

O prefeito falou também sobre a instalação da empresa de laticínios Deale, com investimento superior de 8 milhões em recursos próprios e parte financiada, a prefeitura de Aratiba repassou o valor de R$ 800 mil para compra da área de terra e auxiliou na construção das instalações da planta. Segundo Poletto, o município recebeu, como garantia, 70% do valor do imóvel a ser adquirido.

Por fim, Luís Ângelo Poletto, desejou a todos os munícipes de Aratiba um feliz ano de 2017, e que a partir do próximo dia 02 de janeiro estará voltando as atividades junto a EMATER Regional.