Prefeitos tomam posse de Presidente da Junta de Serviço Militar

Prefeitos tomam posse de Presidente da Junta de Serviço Militar

129

Na manhã de terça-feira, 07, aconteceu na Câmara de Vereadores de Erechim a solenidade de Posse dos Prefeitos Municipais da Delegacia de Serviço Militar como Presidentes de 246ª Junta de Serviço Militar.

Presidiu o evento, Tenente Cel. André Luiz dos Santos Franco, comandante do 1º Batalhão de Comunicações.

Obedecendo à Lei do Serviço Militar, os prefeitos fizeram o juramento diante da bandeira Nacional e assinaram o Compromisso de Posse, se comprometendo em fazer cumprir deveres relativos ao serviço militar.

A partir de hoje, o prefeito é o responsável pela manutenção da Junta. Ele precisa fornecer os meios e o pessoal para que ela funcione no seu município.

A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 anos. Também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar como, por exemplo, segunda via do certificado de que o cidadão está em dia com o serviço militar, exigido para a emissão de passaporte ou para prestar concurso público.

A Junta de Serviço Militar é um órgão da Prefeitura Municipal, executor do serviço militar que, em virtude dos serviços oferecidos à comunidade, transformam-se em um importante canal de relacionamento entre a população e o Governo Municipal.

O presidente da AMAU, Beto Bordin, em nome dos prefeitos, saudou os presentes, em especial os prefeitos que estão assumindo o compromisso com o Exército Brasileiro para fazer este trabalho que é de responsabilidade dos municípios. “Queremos garantir que os prefeitos vão cumprir com o papel tão importante, que é dar suporte as ações que o Exército desenvolve junto ao cidadão. E manifestamos o reconhecimento pelo trabalho dos secretários da Junta de Serviço Militar, que atuam em nossos municípios”.

Foram empossados, os prefeitos de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, de Jacutinga, Beto Bordin; Aratiba, Guilherme Granzotto; Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; Campinas do Sul, Neri Mantepo; Gaurama, Leandro Puton; Mariano Moro, Irineu Fantin; Entre Rios do Sul, Jairo Leyter; Severiano de Almeida, Milton Vendruscolo; Viadutos, Claiton Brum; Áurea, Antonio Slussarek; Machadinho, Hamilton Lauer Centeleghe; Vice-Prefeito de Barão de Cotegipe, Joni Giacomel.