Presidente Michel Temer autoriza migração de rádios AM para FM

0
400

Na manhã desta segunda-feira (7), Dia do Radialista, o presidente Michel Temer assinou termo aditivo que autoriza a migração de cerca de 240 rádios AM a operarem na faixa FM. Com a mudança de frequência, que deve beneficiar 25 milhões de pessoas, as rádios ganham mais qualidade de sinal, além de poderem ser sintonizadas em celulares e tablets. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na cerimônia, o presidente destacou a importância dos meios de comunicação na divulgação dos atos do governo, como o ajuste das contas públicas. “Restringir o gasto pode gerar, inicialmente, uma impopularidade. Mas, nós não pensamos apenas no Brasil de hoje, nós pensamos no Brasil de amanhã. […] Que os 12 milhões de desempregados possam ir às empresas, mobilizados pela comunicação, e receber o seu emprego”.

A assinatura do termo aditivo encerra a fase jurídica da migração. Agora, as rádios que obtiveram a autorização devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência. Depois da liberação da agência, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM.