13.5 C
Aratiba
quinta-feira, 18/abril
Player de Áudio Responsivo
InícioClimaPrevisão de mais chuva no Rio Grande do Sul coloca Defesa Civil...

Previsão de mais chuva no Rio Grande do Sul coloca Defesa Civil em alerta

A chuva forte que castigou o Estado nesta segunda-feira (17) pode se repetir nos próximos dois dias. Os prognósticos dos institutos de meteorologia indicam que o tempo começa a melhorar apenas na quinta-feira (20), mas somente na sexta (21) o Estado volta a ter predomínio do sol.

Na manhã desta segunda-feira, o aguaceiro provocou transtornos para motoristas com alagamento de várias ruas da Capital. Deixou quase 18 mil clientes sem energia no Rio Grande do Sul e provocou o bloqueio de diversas rodovias no Interior.

A continuidade de altos volumes de precipitação já faz a Defesa Civil ficar atenta. Pelo menos 38 cidades registraram de problemas. As mais afetadas são Pantano Grande, com 400 casas alagadas, e Novo Hamburgo, com 300. Em algumas cidades, a chuva superou a média esperada para todo o mês de outubro.

Até o final da tarde desta segunda-feira, foram emitidos 26 alertas pela Defesa Civil, a maior parte de devido à possibilidade de deslizamentos de terras nos vales do Taquari e Caí, Região Metropolitana, Serra e Região Central. Em São Sebastião do Caí, o risco é de inundação devido à expectativa de continuidade da chuva na bacia do rio Caí. Em Novo Hamburgo, o Sinos também merece atenção. No Oeste gaúcho, há alertas para transbordamento de rios em Uruguaiana, Dom Pedrito, Rosário do Sul e Quaraí.

O meteorologista William Minhoto, da Somar Meteorologia, explica que o quadro verificado no Rio Grande do Sul é causado pela umidade empurrada da Amazônia em direção ao Estado, com a ajuda de uma sistema de baixa pressão que atua próximo ao Paraguai, gerando uma linha de estabilidade também direcionada para o território gaúcho. Nesta segunda-feira, as regiões com precipitação mais volumosas devem ser Fronteira Oeste e Central. Santana do Livramento pode receber 70 milímetros de chuva e, São Gabriel, 80 milímetros. Nesta terça-feira, as regiões Sul e Centro devem ser os pontos com mais umidade. Há possibilidade de temporais com ventos fortes, de até 65 km/h.

– Na Região Metropolitana e norte do Rio Grande do Sul, o tempo continua chuvoso, mas os acumulados não serão tão grandes – avalia Minhoto.

A meteorologista Marília Guedes do Nascimento, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), lembra ainda que, devido à influência do ar que vem do norte do país, as temperaturas permanecem elevadas nos próximos dias. Em Santa Rosa, no noroeste do Estado, os termômetros podem marcar 30ºC nesta terça-feira e 33ºC na quarta. Com isso, um risco adicional no Rio Grande do Sul ganha força:

– Pode ter ocorrência de granizo em pontos isolados do Estado, mas bem forte – aponta Marília.

Conforme a Somar, as chances de granizo são maiores no centro, oeste e leste do Estado. De acordo com o Cptec, o tempo começa a melhorar na quinta-feira, também pelo noroeste gaúcho.

SourceClicRBS
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments