Primeira mulher a presidir eleições no Rio Grande do Sul toma posse no TRE

0
437

Faltando menos de cinco meses para a eleição de prefeitos e vereadores, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) tem uma nova presidência. A desembargadora Liselena Robles Ribeiro tomou posse nesta terça-feira (24), no plenário da instituição, em Porto Alegre.

O plenário do TRE ficou lotado tarde para a cerimônia. Ela é a primeira mulher a comandar um processo eleitoral no estado, e a segunda a assumir o cargo.

A nova presidente ingressou na magistratura em 1985 e atuou nas comarcas de Mostardas, Dois Irmãos, Espumoso, Santa Maria e Porto Alegre. Foi juíza-corregedora entre 1992 e 1994 e se tornou desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ) em 1998.

A magistrada atua no TRE desde 2015, e foi vice-presidente, corregedora e ouvidora. O mandato na presidência dura um ano.

Na mesma cerimônia, o desembargador Carlos Cini Marchionatti assumiu as funções de vice-presidente, corregedor e ouvidor. O ingresso dele na magistratura gaúcha ocorreu em 1985. Em dezembro de 1999 passou a desempenhar suas atividades como juiz convocado no TJ, na Câmara Especial Criminal, tendo sido promovido a desembargador em junho de 2001.