Projeto da escola Fortunato Parmigiani de Severiano de Almeida é apresentado no Dia de Campo da Ciência, em SC

0
99

Estudantes da escola Fortunato Parmigiani, da linha Cerro do Meio-Dia, interior de Severiano de Almeida, participaram, nesta semana, do Dia de Campo da Ciência, na Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia, SC.

A escola foi selecionada pelo Centro de Divulgação Ambiental (CDA) da Usina Hidrelétrica Itá para participar do evento. A escolha se deu pelo trabalho realizado pela escola, iniciado ainda na Semana do Meio Ambiente deste ano, que busca a Revitalização do Bosque Recanto Verde.

O objetivo da direção da escola é reutilizar o bosque escolar Recanto Verde com atividades voltadas às questões de meio ambiente e educação ambiental. Busca ainda unir escola e meio ambiente, com ajuda dos alunos, professores, funcionários e pais, bem como entender o papel que a educação exerce sobre as questões ambientais.

Entre as metas também estão reconhecer o ambiente do bosque, organizar trilhas para utilização e exploração do mesmo, fazer plantio de novas espécies, conhecer a cultura local quando referida ao uso sustentável das plantas nativas e fazer visitas a parques ambientais para entender o funcionamento da flora e fauna local.

A escola foi selecionada entre educandários dos municípios lindeiros à Usina Hidrelétrica Itá. O Centro de Divulgação Ambiental (CDA) da Usina Hidrelétrica Itá tem como objetivo principal realizar programas de Educação Ambiental para a comunidade do entorno do reservatório. Além disso, atende grupos e realiza visitas às estruturas da UHE Itá, ao Horto Botânico e divulga os programas sociais e ambientais realizados por esta Usina.

Os trabalhos do CDA são desenvolvidos especialmente para os 11 municípios atingidos pelo reservatório, entre eles Severiano de Almeida.