Projeto Patrulheiro Ambiental Mirim realiza a Primeira formatura de Aratiba

0
540

Sensibilizar as crianças sobre as questões ambientais e dar-lhes uma visão global das necessidades da convivência do homem com a natureza para garantir uma boa qualidade de vida das futuras gerações. Com esta finalidade, na tarde desta segunda-feira, 05, foi realizada a formatura da primeira turma do Projeto Patrulheiro Ambiental Mirim de Aratiba no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aratiba. O Programa de Educação Ambiental Não Formal Patrulheiro Ambiental Mirim foi desenvolvido pela Brigada Militar, através do Comando Ambiental da Brigada Militar, em parceria com a Prefeitura de Aratiba, através da Secretaria da Educação e a empresa ENGIE.

Receberam o certificado 123 alunos do 4º e do 6º ano das escolas da rede municipal e estadual. Também, foi entregue para cada formando uma pasta personalizada com material escolar. O projeto teve um custo de R$42.426,55, financiado pela empresa ENGIE Tractebel Energia, em parceria com os demais participantes. As atividades, que tiveram seu início em agosto do ano corrente, fazem parte do maior projeto de educação ambiental não-formal desenvolvido pelo Pelotão Ambiental, tendo como Instrutor o Soldado Jucilene Fátima Franceschini, responsável por orientar os alunos. No inicio das aulas os estudantes foram divididos em 4 turmas. Cada uma escolheu o nome de um animal: Pantera, Urutau,Juriti e Fênix.

As crianças foram instruídas quanto à importância da adoção de hábitos e atitudes que ajudem a proteger a natureza. Nos encontros, foram ministradas aulas sobre fauna, flora, água, solo, poluição, resíduos sólidos. Houve momentos lúdicos e atividades práticas com visitas à parques e passeios ecológicos. Além de ensinar a cuidar da natureza, o projeto passou às crianças noções de cidadania, civismo, solidariedade e união. No final da cerimônia foram premiados a melhor redação e o melhor desenho por turma e o prêmio entregue foi um tablet. Turma Pantera, vencedor Bruno Luis Brondani; Turma Urutau, Caroline Picoli De Conto; Turma Juriti, Lariely Cenci e Turma Fênix, Eloisa Maria Miotto Scheneider.

A solenidade contou com a presença do prefeito municipal, Luiz Ângelo Poletto, Tenente Marcos Cesar Deggerone – Comandante do Pelotão de Aratiba, Capitã Andressa Dias – Comandante da 1ª Compania do 3º BABM, Tenente Tiago Merlim Bernieri – Comandante do 1º Pelotão Ambiental – Erechim, Gerente da Regional do Rio Uruguai ENGIE Tractebel Energia, Diego Collet, presidente do Consepro de Erechim, Miguel Gothler, secretária municipal da Educação, Rosângela Matté Poletto, diretora da Escola Municipal Aratiba, Leacir Sauer, direção, professores, pais e comunidade em geral.