Proteína do leite pode ajudar a combater aos vírus doZika e Chikungunya, revela estudo do Evandro Chagas

0
170

Esperança nova no combate às doenças causadas pelo mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya! E ela vem do leite. Pesquisadores do Instituto Evando Chagas, no Pará, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Unirio descobriram que a proteína do leite, conhecida como Lactoferrina, inibe a infecção causada pelo Zika e Chikungunya. Os testes foram feitos com células de macacos em laboratórios e os resultados são animadores, conforme explica o Biomédico e Pesquisador do Instituto Evandro Chagas, no Pará, Carlos Alberto Marques de Carvalho:

“Observamos que essa proteína conseguia inibir a infecção em ambos os vírus em até quase 80% quando presente em todos os momentos da infecção viral. E observamos também que a etapa principalmente comprometida da infecção, era o momento inicial, quando o vírus interage com a superfície da célula para conseguir invadir aquela célula. Então, essa é a principal etapa onde a proteína consegue seu fator inibitório sobre esses dois vírus.”

As pesquisas com a proteína do leite, a lactoferrina, mostram que no futuro poderão ser produzidos medicamentos para prevenção e tratamento de Zika e Chikungunya. O pesquisador Carlos Marques explica o que tem sido observado no laboratório do Pará:

“Observamos que previne a infecção viral, interferindo com a entrada do vírus, mas observamos um efeito minoritário dela após a entrada do vírus. Ela consegue ter efeitos tanto profiláticos, quanto terapêuticos. Quando o vírus já está dentro da célula, ela consegue interferir com a replicação viral de forma negativa, prejudicando a multiplicação do vírus dentro da célula.”

A proteína do leite, lactoferrina, está presente em quase todos os mamíferos, inclusive no leite materno. A próxima etapa do estudo é justamente chegar a uma dosagem ideal da lactoferrina e de que forma ela seria aplicada nos primeiros testes em animais. É bom lembrar que tanto a produção de vacinas quanto a de medicamentos contra Dengue, Zika ou Chikungunya ainda está em fase de testes, e por isso a melhor maneira de se proteger dessas doenças é não deixar que o mosquito que as transmite se reproduza na água parada. Enquanto o remédio não chega, o remédio é combater o mosquito. O Ministério da Saúde tem todas as informações para você combater o mosquito causador das doenças, no site: saude.gov.br/combateaedes.