Quatro dicas para diminuir o colesterol mau

0
1167

Os triglicerídeos e o colesterol mau (LDL) são as principais fontes de gordura que circulam no sangue. Quando a concentração de colesterol no sangue se encontra em excesso, pode causar o entupimento das veias e artérias, aumentado o risco de doenças cardíacas como o infarto, que pode levar a morte.

Siga as quatro dicas abaixo e diminua a concentração de colesterol mau (LDL) no seu sangue. Essas medidas simples podem evitar sérios problemas de saúde:

1. Fazer exercícios físicos com regularidade. No mínimo, três vezes por semana e, de preferência, atividades aeróbicas (natação, corrida, esteira, caminhada, hidroginástica, bicicleta).

2. Beber chá preto. A cafeína presente neste chá ajuda a combater as placas de gordura do organismo. Três xícaras diárias desse remédio caseiro é recomendado pelos nutricionistas. Porém, gestantes e pessoas com restrição médica à cafeína não devem utilizar esse chá.

3. Evitar alimentos gordurosos, como mortadela, bacon e presunto de porco. Procurar ter uma dieta mais balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e alimentos integrais como biscoitos, pães e bolachas integrais.

4. Beber suco de berinjela. A berinjela é um potente antioxidante, ajudando assim a eliminar as gorduras e toxinas de todo o corpo.

Mais algumas dicas:
– Evitar alimentos fritos. Dar preferência a alimentos cozidos ou assados.

– Ingerir maior quantidade de alimentos ricos em ômega 3 ( salmão, sardinha, atum, truta, sementes como nozes, avelã, soja, abóbora, couve, pepino, espinafre, abacaxi, óleos de canola, milho ou soja); ômega 6 (óleos de milho, girassol, soja, ovos, carnes bovinas, suínas, gergelim, linhaça, abacate, açaí, grãos integrais); ômega 9 ( azeite de oliva extra-virgem, óleo de semente de uva, óleo de gergelim, de girassol, azeitona, castanhas, nozes, bacalhau).

Ao seguir estas dicas, é possível diminuir a quantidade de colesterol mau no sangue e, consequentemente, a probabilidade de infartos, pressão alta e outras doenças.