Eleições 2016

0
877

Democracia é uma palavra de origem grega que pode ser definida como governo (kratos) do povo (demo). Dessa forma, a democracia pode ser entendida como um regime de governo onde o povo (cidadão) é quem deve tomar as decisões políticas e de poder.  http://www.portalconscienciapolitica.com.br/ciber-democracia/democracia/

Dentro deste processo democrático a Rádio Aratiba oportunizou um espaço no programa Nova Manhã, apresentado por Marciano Rorig, para manifestações dos candidatos a prefeito e vice, onde os mesmos expuseram suas ideias, projetos e planos para os próximos quatro anos de governo a partir de 2017, nas áreas de geração de emprego e renda, educação, saúde, obras e agricultura.

 Participaram deste momento democrático candidatos a majoritária dos municípios de: Aratiba, Três Arroios, Mariano Moro e Barra do Rio Azul . O município de  Barra do Rio Azul apresenta candidatura de consenso.

Nos municípios mencionados concorrem os seguintes candidatos:

Aratiba:

Joaquim Dill e Valdecir Posso, pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro).

Gelson Tarcísio Carbonera e Dejamo Busetti, pela coligação: Aliança Compromisso com Aratiba – Eu acredito. (PTB/PMDB/PSDB/PSC/PDT)

Guilherme Eugênio Granzotto e Izelso Zin, pela coligação: União Muda Aratiba (PT/PSD/PPS)

 

Três Arroios

Jorge Luiz Wilhelm e José Francisco Ribeiro Castellan – coligação, Três Arroios Para Todos (PTB, PRB, PT, PSC e PSDB).

Lírio Zarichta e Luiz Pertussatti – coligação, Três Arroios No Caminho Certo. ( PDT, PMDB, PSD e PP).

Mariano Moro:

Irineu Fantin e Valdecir Mariano Pinto, pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista)

Armando Vendrame e Sérgio Antoniolli, pela coligação: Unidos por Mariano Moro ( PT / PTB / PMDB)

 Barra do Rio Azul:

Marcelo Arruda e Maximino Basso, candidatos de consenso pela coligação: Por uma Barra Unida e Forte (PMDB / PP / PTB / PSB / PDT / PT / PRB)

Na semana que passou, nos dias 21,22 e 23 de setembro, os candidatos do município de Aratiba tiveram a oportunidade de participar de mais uma rodada de entrevistas. Através de sorteio, no dia 21 de setembro participaram os candidatos Carbonera e Dejamo, no dia 22, Joaquim Dill e Macarrão, e, no dia 23, participaram da rodada de entrevistas, Guilherme Granzotto e Izelso Zin.

Os candidatos responderam cinco perguntas cada, produzidas pela equipe de jornalismo da Rádio Aratiba, com um tempo máximo para respondê-las de 25 minutos. Foram colocadas na urna 15 questões e todas elas respondidas, não voltavam mais para a urna, assim todas as 15 questões foram respondidas.

Na segunda e na terça-feira(26/27) os  candidatos a majoritária de Severiano de Almeida irão participar de entrevistas no programa Nova Manhã, a partir das 9h30min, podendo utilizar 25 min. Estarão na emissora na segunda-feira(26),  Sandra Regina Zago  Bonafin e Adelar Dalbosco. Na terça-feira(27), Milto Vendrusculo e Jair Kammler.

Segundo a direção da emissora este  espaço foi importante tanto para os candidatos, que tiveram a oportunidade de expor seus planos e projetos, como para os eleitores que tiveram a chance de analisar as propostas de cada candidato.

As eleições municipais acontecem no próximo domingo dia 02 de outubro e a Rádio Aratiba estará dando cobertura completa a este pleito.