Receita de Frango ao Vinagre

0
525

Ingredientes:
– 4 peitos de frango sem pele nem ossos
– 55 g de manteiga fria cortada em pedaços pequenos
– Sal e pimenta-do-reino moída no momento
– 8-12 chalotas francesas, descascadas e picadas
– 60 ml de vinagre de vinho tinto
– 2 dentes de alho picados finamente
– 60 ml de vinho branco seco
– 125 ml de caldo de galinha
– 1 colher (sopa) de salsa picada

Preparação:
Passo 1: Cortar cada peito de frango em metades no sentido transversal. Reservar. Aquecer metade da manteiga numa frigideira, em fogo médio. Juntar os pedaços de frango e deixar dourar por 3-4 minutos, virando uma vez a meio da cozedura. Temperar com sal e pimenta.

Passo 2: Adicionar as chalotas e cobrir com uma tampa. Cozinhar por 5-7 minutos, sacudindo a frigideira de vez em quando. Retirar os pedaços de frango da frigideira e reservar.

Passo 3: Juntar o vinagre à frigideira e cozinhar sem parar de mexer por 1 minuto ou até o vinagre evaporar quase por completo. Adicionar o alho picado, o vinho branco e o caldo de galinha. Misturar muito bem.

Passo 4: Colocar novamente os pedaços de frango na frigideira, assim como o suco que largaram. Cobrir e cozinhar em fogo médio-baixo por 2-3 minutos ou até o frango se apresentar tenro e cozido. Transferir os pedaços de frango e as chalotas para um prato de servir. Reservar num local aquecido.

Passo 5: Aumentar o fogo debaixo da frigideira e deixar o molho reduzir para metade. Retirar a frigideira do fogo e incorporar os pedaços de manteiga restantes, sem parar de mexer, até o molho ficar espesso e brilhante.

Passo 6: Polvilhar com a salsa picada e misturar. Regar os pedaços de frango e as chalotas com o molho. Servir de imediato, com uma salada de folhas e batatinhas douradas.