Receita de Lasanha de Abóbora

0
260

Ingredientes:
– 90 ml de azeite extra-virgem
– 1 kg de abóbora, descascada, sem sementes, cortada em cubos
– Pimentão/paprica a gosto
– Noz-moscada a gosto
– Sal e pimenta preta recém moída
– 250 g de queijo ricota
– 250 g de folhas de lasanha verdes
– 25 g de queijo parmesão ralado
Para o molho:
– 55 g de manteiga
– 55 g de farinha de trigo
– 350 ml de leite

Preparação:
Passo 1: Preaqueça o forno a 180°C. Numa frigideira, adicione o azeite e a abóbora e cozinhe em fogo brando durante 10 minutos, até a abóbora ganhar cor e ficar macia. Condimente a abóbora com bastante pimentão, noz-moscada, pimenta recém moída e um pouco de sal a gosto. Adicione a ricota, enquanto a frigideira ainda está no fogo. Mexa bem e retire do fogo. Cubra e deixe descansar.

Passo 2: Para o molho: Numa panela, derreta a manteiga sem deixar dourar. Adicione a farinha aos poucos, mexendo sempre para evitar a formação de grumos. Quando a farinha estiver absorvido a manteiga, adicione os 350 ml de leite, mexendo constantemente para fazer um molho cremoso. Condimente.

Passo 3: Numa travessa para ir ao forno, coloque uma camada de folhas de lasanha. Coloque a mistura de abóbora, seguido por um pouco de molho, e coloque as restantes folhas de lasanha por cima, seguido de outra camada de molho. Leve ao forno preaquecido durante 20 minutos. Retire do forno, polvilhe com o parmesão e volte a colocar no forno por alguns minutos mais. Sirva imediatamente.