Rio Grande do Sul confirma novo recorde na safra de soja, diz Emater

0
598

Conforme previsto, o Rio Grande do Sul colheu uma safra recorde de soja. Com 98% da área colhida, o estado atingiu o volume histórico de 15,19 milhões de toneladas, acima das 14,84 milhões de toneladas inicialmente projetadas. Os números são do Informativo Conjuntural divulgado pela Emater-RS nesta quinta-feira (30).

Conforme a Emater, ainda restam 2% de lavouras plantadas em sucessão ao milho, fora do período recomendado, provocando o período de colheita por mais alguns dias ou semanas. Esse fato motivou uma reavaliação da área efetivamente plantada nesta safra: da estimativa inicial de 5,125 milhões de hectares, houve ampliação para 5,220 milhões de hectares plantados.

As produtividades médias obtidas ficaram acima do esperado em todas as regiões, exceto no Sul do estado, onde a falta de chuvas mais abundantes no final do ciclo da soja afetou consideravelmente a produção. Nessa região, a produtividade média (2.224 kg/ha) ficou 17% menor do que a estimada inicialmente (2.680 kg/ha).

Em contrapartida, nas demais regiões houve aumentos significativos, o que motivou uma revisão da produtividade média em âmbito estadual para 2.910 kg/ha. Esse resultado ajudou o estado a superar a estima inicial e a safra de 12,9 milhões de toneladas colhidas na safra 2013/2014.

Outros culturas
A colheita do arroz também está em fase de conclusão em todo o estado, também com bons resultados. Além de um produto de boa qualidade, o estado deve colher 8,617 milhões de toneladas, um aumento de 3,3% em relação ao ano passado, quando foram colhidas 8,343 milhões de toneladas. A produtividade média deve ser de 7,69 mil kg/ha.

A colheita do milho também se aproxima do final, com 92% do total semeado. Conforme a Emater, as produtividades obtidas este ano ficaram bem acima do esperado em todas as regiões. Isso elevou a produtividade esperada para 5,705 milhões de toneladas, 5% a mais do que o colhido no ano passado (5,430 milhões), apesar da diminuição de 5,74% na área plantada.