22.5 C
Aratiba
sexta-feira, 29/março
Player de Áudio Responsivo
InícioAratibaRomeiros de N. Sra. da Santa Cruz convidados a colocar a vida...

Romeiros de N. Sra. da Santa Cruz convidados a colocar a vida nos braço da Cruz

Fiéis vindos de muitas localidades do Sul do País participaram da 29ª Romaria de N. Sra. da Santa Cruz, no Lajeado Paca, na estrada de Erechim a Aratiba, nesta quarta-feira, 14, festa da Exaltação da Santa Cruz e véspera da memória litúrgica de N. Sra. das Dores, que teve como tema “Maria, primeira anunciadora” e como lema: Cruz caminho para o Reino.

aa1

No amanhecer do dia, de vento frio e temperatura baixa, os voluntários da Romaria fizeram sua oração junto à cruz. A partir das 08h30, em torno de 15 padres estiveram à disposição dos fiéis para a confissão e três diáconos abençoaram devotos que os procuravam em extensas filas. Equipes de oração motivaram a recitação do terço e da via-sacra. Às 11h30, foram realizadas a entronização da Bíblia, a bênção dos alimentos e a partilha de pães. A partir das 12h30, houve recordação da devoção a N. Sra. da Santa Cruz, iniciada por Dorotéia Menegon Farina. Padres continuaram atendendo confissões.

aa3

Às 14h, iniciou o momento culminante da Romaria, a procissão e a Missa, presidida pelo Pároco da Catedral São José, Pe. Alvise Follador e concelebrada pelo Pe. Maicon Malacarne, vigário paroquial, e Pe. Jorge Dallagnol, pároco de Sede Dourado. Dois diáconos, Pascoal Pozza e Jacir Lichinski, serviram o altar e muitos ministros serviram a comunhão eucarística.

Pe. Alvise iniciou a homilia proclamando um hino da liturgia da Igreja à Santa Cruz que exalta diversos aspectos deste símbolo da fé cristã. Situando a Romaria no Jubileu da Misericórdia, no mês da Bíblia, na proximidade das romarias da Salette e de Fátima, bem como das eleições municipais, convidou os romeiros a colocar sua vida, suas intenções, sua família, a comunidade, a Igreja nos braços da cruz. Prosseguiu ressaltando que a festa da Exaltação da Santa Cruz coloca a todos diante do mistério da dor humana e do seu valor redentor. Destacou o significado da cruz e a participação de Maria no sofrimento do seu Filho Jesus. Desejou que, “se de alguma forma ela aqui se manifestou na fé de uma mulher simples, Dorotéia, e continua se manifestando na fé de tanta gente, queremos que esta obra de Deus nos permita dizer como Maria: ‘fazei tudo o que Ele vos disser’, nos permita fazer como Jesus: ‘Façam isto em memória de mim’”.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments