RS contará com mais 1.022 policiais militares nas ruas ainda em julho

0
93

A Brigada Militar contará com 1.022 novos soldados que vão atuar no policiamento ostensivo já a partir dos próximos dias. Está prevista para os dias 19, 20 e 21 de julho a formatura de turmas de aprovados no último concurso promovido pelo Estado do Rio Grande do Sul.

São profissionais que estão se submetendo às provas finais e concluirão o curso obrigatório para que possam começar a atuar. Os novos policiais vão se concentrar em sua maioria em Porto Alegre e na Região Metropolitana – onde há índices mais expressivos de criminalidade.

De acordo com o Chefe de Comunicação Social da BM, major Euclides Maria da Silva Neto, a definição sobre os locais onde cada soldado irá atuar passa pela análise dos dados apurados sobre crimes no Rio Grande do Sul.

– Passa por essa análise criminal, de indicadores de criminalidade. Verificar onde hoje estão os crimes violentos, onde existe uma necessidade de um reforço de efetivo da Brigada Militar. Nós temos um trabalho já desde o ano passado que aponta para onde vamos alocar os nossos efetivos – ressaltou o major.

Com a chegada dos novos policiais, a Secretaria da Segurança também planeja devolver às cidades de origem cerca de 200 policiais que haviam sido trazidos para a Capital por conta de um reforço na segurança.

Aposentadorias
Levantamento da Rádio Gaúcha aponta que, em média, 1,5 mil policiais militares se aposentam a cada ano. Em números absolutos, 2015 foi um ano ainda pior neste sentido, com 1.851 aposentadorias.

A reposição de profissionais, porém não ocorre no mesmo ritmo. No mesmo ano de 2015, apenas um brigadiano ingressou na corporação. Até setembro de 2016, foram 180.

Na última semana, o Piratini anunciou a realização de um concurso para contratação de mais 6,1 mil profissionais para atuar na Segurança Pública.