Saiba por que a batata doce ajuda controlar a diabetes

0
1798

A batata doce está entre os alimentos saudáveis, listados no livro Alimentos Regionais Brasileiros, lançado nesta semana pelo Ministério da Saúde. Essa raiz é rica em carboidratos, fornece quantidades razoáveis de vitaminas A e C e algumas do complexo B. Além disso, ajuda a controlar a diabetes, conforme explica a nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, Rosanna Caterina. “Além de ela ser rica nesses nutrientes, ela é uma boa fonte de fibras. Por ela ser rica em fibras, ela também acaba auxiliando no controle das taxas do colesterol, da glicose. Então, é bom também para o controle dos diabéticos, apesar de ser batata doce, é um carboidrato de baixo índice glicêmico, quando a gente consome a batata doce, ela libera, lentamente, o açúcar que ela tem na corrente sanguínea, liberando esse açúcar gradualmente, não estimula muito a insulina.”

No livro Alimentos Regionais Brasileiros, com comidas típicas de cada região e dicas de como cozinhar com mais saúde, a batata doce é apresentada numa receita de pão. Mas a cozinheira, Antônia Reis, que trabalha com alimentação saudável há mais de dez anos, dá várias dicas de como preparar o alimento. “O melhor jeito de você consumir ela é da forma cozida ou em preparações que não levem muita gordura porque a gordura faz com que a batata doce perca sua função; e aí eu faço pães, bolos, biscoitos, tudo na dieta funcional com ela. Se você fizer com açúcar, você sempre usa menos porque a batata já dá uma adocicada no alimento; ao invés de você fazer um macarrão só com massa branca, você agrega a batata doce, ele vai ficar um macarrão do índice glicêmico baixo.”

Apesar de ser um alimento saudável, a nutricionista, Rosanna Caterina, orienta que a batata doce deve ser consumida de forma moderada. “A quantidade é de acordo com as necessidades calóricas daquele paciente, de energia que aquela pessoa necessita para o dia dela. Mesmo sendo um carboidrato bom, eu sempre oriento pra optar, não misturar com outro carboidrato, mas sempre é importante isso: não vai comer à vontade, tudo tem caloria, só folha que não tem.”

Para saber mais sobre as propriedades da batata doce e de outros alimentos saudáveis e como prepará-los, acesse o livro Alimentos Regionais Brasileiros na página do Ministério da Saúde. O endereço é: www.saude.gov.br