Saiba por que você não consegue parar de comer queijo

0
491

Explicando de forma simples, o queijo é viciante por causa dos “compostos semelhantes à morfina, derivados da caseína” que ele contém, afirma o Thrillist.

O queijo poderia muito bem ser chamado de “o crack dos laticínios,” diz o Dr. Neal Barnard, fundador e presidente do Physicians Committee for Responsible Medicine, nos Estados Unidos. Essencialmente, o seu cérebro reage a ele da mesma maneira que faria com qualquer substância viciante graças à caseína, uma proteína encontrada nos laticínios, que é superconcentrada durante o processo de produção dos queijos.

Então, toda vez que você come um queijo brie, seu corpo precisa quebrar a caseína que ele contém.

A caseína, como todas as proteínas, é basicamente uma cadeia de aminoácidos semelhante a um colar de contas. Mas quando o seu corpo a digere, “as contas não se separam completamente. Algumas delas se mantêm unidas em cadeias de quatro, cinco ou sete aminoácidos,” explica o Dr. Barnard.

Estas cadeias menores são “compostos semelhantes à morfina derivados da caseína” chamados de casomorfinas, e podem se unir aos receptores opioides presentes no cérebro. Tudo isso faz com que você queira mais um pouco de cheddar como um viciado quer a sua droga preferida, exceto as mãos trêmulas e o comportamento que pode prejudicar a sua vida. (Supondo, é claro, que você nunca tenha tentado vender nenhum dos seus itens pessoais em troca de um pedaço de Gruyere. Não se preocupe, não estamos aqui para julgar ninguém.)