Secretaria da Agricultura de Aratiba e Emater-RS/Ascar promovem seminário sobre secagem e armazenamento de grãos

0
68

A Prefeitura de Aratiba, através da secretaria municipal da Agricultura, e Emater-RS/Ascar realizaram, nesta quinta–feira (30), um Seminário sobre o Programa Municipal de Secagem e Armazenamento de Grãos. O evento teve início às 09h, se estendeu ao longo do dia e foi realizado nas dependências do Centro de Convivência do Idoso do Município.

O referido Seminário contou com palestra do Engenheiro Agrônomo Carlos Angonese, Extensionista da Emater-RS/Ascar Regional de Erechim, que orientou os participantes quanto à colheita, pré-limpeza e secagem dos grãos, aspectos construtivos da unidade armazenadora, equipamentos, manejo dos grãos armazenados e controle de roedores e insetos.

Em seguida, houve apresentação do Programa Municipal de Secagem e Armazenamento de Grãos pelo secretário municipal de Agricultura, Elói Schnneider, que explanou aos participantes o funcionamento, os benefícios da armazenagem nas propriedades e os programas de incentivo desenvolvidos pela Prefeitura através da referida Secretaria. Segundo ele, o quesito obrigatório para ser beneficiário do subsídio previsto no Programa é de que o agricultor deve participar de capacitação de armazenagem, com carga horária de 8 horas, realizado pela Emater-RS/Ascar.

Já pela parte da tarde, houve visitação nas propriedades dos agricultores Alciano Lise e Carlos Cenci. A mesma teve por objetivo visualizar e observar as unidades armazenadoras, equipamentos e manejo dos grãos armazenados de forma prática.

O Seminário encerrou às 16h30 da mesma tarde.