Mariano Moro sedia segundo encontro do Fórum Regional de Vereadores

0
67

Com o propósito de integrar e unir forças entre os vereadores que compõem os 32 municípios da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), foi realizado, na noite desta quarta-feira (26), o segundo encontro do Fórum Regional Permanente de Vereadores do Alto Uruguai. O evento reuniu cerca de 150 lideranças no auditório da Casa de Cultura e Memória de Mariano Moro.

O Fórum teve como idealizador o vereador presidente da Câmara de Erechim, Alessandro Dal Zotto, e o primeiro encontro aconteceu em Erechim, onde foi definida uma comissão representativa para organizar os encontros.

Os objetivos dos eventos são de levantar os problemas enfrentados pelos municípios da região na busca de benefícios, pois entende-se que o Alto Uruguai está esquecido pelas autoridades estaduais, federais e demais órgãos e instituições, devido à escassez de investimentos, em total descaso com a região.

Em Mariano Moro, o principal assunto da pauta foi infraestrutura. Os municípios sem acesso asfáltico estiveram em debate, uma vez que isso prejudica o desenvolvimento dos municípios e da região.

Na mesa de debates, estiveram presentes o prefeito de Mariano Moro, Irineu Fantin, vice-prefeito, Valdecir Pinto, a presidente da Câmara de Vereadores, Roise Luiza Mattia, presidente da Câmara de Erechim, Alessandro Dal Zotto, deputado federal Carlos Gomes, deputados estaduais Gerson Burmann, Juliano Roso e Sergio Peres, presidente da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Eduardo Predebon, e o prefeito de Paulo Bento, Pedro Lorenzi (representou a AMAU).

Também participaram o prefeito de Entre Rios do Sul, Jairo Leyter, assessores dos deputados, representante da Brigada Militar, Major Wilson Cecconello, chefe da Polícia Rodoviária Federal em Erechim, inspetor Regivaldo Tonon, presidentes dos poderes legislativos e vereadores.

Sob coordenação do vereador presidente da Câmara de Erechim, Alessandro Dal Zotto, as autoridades presentes na mesa, em seus pronunciamentos, parabenizaram os vereadores pelo encontro e destacaram que estes momentos são relevantes para debater as demandas da região e unir forças políticas para buscar soluções e ajudar os prefeitos a alcançar as ferramentas em prol dos municípios.

Os vereadores tiveram a oportunidade de manifestar o seu depoimento sobre a questão dos municípios sem acesso asfáltico, a Transbrasiliana e necessidade urgente de melhorias junto a RS-135. Em uma breve explanação, o Major Wilson Cecconello falou sobre o patrulhamento rural.

Ao final, todos saíram com grandes expectativas pela iniciativa de unir os vereadores e trabalhar pela região, “se um ganha, todos ganham”.