Seis razões para gostar do limão

0
889

O limão faz parte da família dos citrinos. Nela podemos encontrar também a laranja, a toranja ou as tangerinas.

Originário da Índia, é o fruto do limoeiro. É cultivado em todos os países de clima mediterrâneo.

Os citrinos são conhecidos por serem ricos em vitaminas. O limão é igual. Se por vezes não seduz pelo sabor ácido, pode conquistar pelas qualidades. Pode ser diluído num grande copo de água, em limonada, ou em várias receitas trabalhadas e saborosas.

Descubra as seis coisas a saber sobre o limão, que lhe darão vontade de o trincar.

Ideal para recuperar a linha
Pouco calórico, um limão de tamanho médio contem apenas 17 calorias. E já não é novidade que é um alimento desintoxicante. Ele permite fazer uma verdadeira cura detox 100% natural. Você sabe que o corpo, por vezes, tem dificuldade em eliminar todas as gorduras que ingerimos por ali e acolá. Se pretende perder alguns quilinhos ou simplesmente porque é bom para o corpo, o suco de limão, num grande copo de água, é uma das melhores formas de o fazer.

Uma vantagem para enriquecer os pratos
Utilizado na culinária para dar sabor aos pratos ou juntar um pouco de acidez, o limão pode ser misturado a quase tudo: legumes, carnes, peixe, sobremesas, … É um citrino que convém ter sempre na sua cozinha porque ele é uma vantagem para tudo. Acompanha maravilhosamente um peixe ou marisco, mas pode igualmente fazer geleia de limão, e até se servir das raspas da casca para decorar ou para cozinhar mesmo. Dica: Se esfregar o limão pela palma da mão, terá ainda mais suco.

Rico em vitaminas
Rico em vitamina C, um só limão permite ter 1/3 das necessidades diárias em Vitamina C. Esta vitamina ajuda o corpo a ficar em boa forma, mas não só, o limão é igualmente rico em minerais como o cálcio, potássio e outros. É aconselhado consumir o limão depois de o abrir pois ele perderá muito rapidamente as propriedades.

Reduz o risco de doenças
Antisséptico natural, o limão ajuda a prevenir algumas doenças, nomeadamente, as cardiovasculares e alguns tipos de câncer. O limão permite reforçar o sistema imunitário e lutar ativamente contra a gripe ou febre. Existem, inclusive, vários remédios caseiros à base de limão para aliviar e curar dores.

Uma arma secreta na sua cozinha
O limão tem também um poder antioxidante muito forte. Ele poderá ajudar a conservar frutos e legumes, graças apenas ao seu suco. E pode ainda ajudar a… limpar a cozinha, ou até banheiro. É verdade. O limão tem o poder de limpeza de sujidade incrustada, tira nódoas e calcário. Experimente!

Simplesmente bom para a saúde
Como já referido, o limão pode ajudar a curar várias doenças como constipações, gripes, febre, dores de garganta, problemas de digestão, … Mas pode, igualmente, ajudar na hidratação e beleza do corpo. Limpar as unhas, desinfectar as imperfeições da pele como os botões e até dar brilho ao cabelo. Tal como para as doenças, existem várias receitas caseiras de beleza com limão. Procure e experimente!