Semana da Páscoa encerrou com sucesso em Aratiba

Semana da Páscoa encerrou com sucesso em Aratiba

100

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto durante a semana de 09 a 13 de abril, realizou oficinas, brincadeiras, jogos e apresentações relacionados a Páscoa.

Todos os departamentos desta secretaria direcionaram seus olhares sobre o tema e buscaram cada qual com suas habilidades levar às crianças momentos de descontração e entretenimento.

“Enquanto educadoras, sabemos que o brincar impulsiona as ações que pretendemos trabalhar com as crianças nas mais distintas fases de suas vidas”. Destacou a secretaria Marisa Rosa;

Sendo assim, nos dias 11 e 12, aconteceram brincadeiras coletivas, pinturas de rostos, jogos, dentre outros, junto ao salão paroquial para as crianças da sede e in loco para as crianças da zona rural.

Já na quinta-feira, 13, junto a praça central, foram realizadas oficinas de contação de histórias, a pesca ao ninho, e o ápice das atividades foi a peça teatral “a Páscoa do Coelho Tuxo”, trazendo um sentido mais abrangente à páscoa. De acordo com a secretária de educação, cultura e desporto, Marisa Rosa, “nossa pretensão foi mostrar às crianças que a Páscoa tem sentido quando, com pequenas atitudes de valores concretas e diárias, como o falar a verdade, valorizar aquilo que sabemos fazer… entre outros, conseguimos produzir vida, alegria e amor ao próximo”.

Na peça Teatral, o Coelho Tuxo, os atores procuraram dramatizar as atitudes de Tuxo, onde ele não queria assumir sua verdadeira identidade, tentava de todas as formas mostrar que era alguém que não conseguia ser. Nesse sentido, de forma lúdica, interagindo com as crianças o apresentador as levavam a descobrir que Tuxo estava mentindo, e, no final, ele acaba rendido pelos apelos da plateia a não mentir mais, e, sim voltar a ser quem era de fato, um Coelho de Páscoa.

A culminância das ações foi a pesca ao ninho, onde as crianças pescavam um ovinho que não era verdadeiro e trocavam por um ovo de páscoa.

“Através destas ações, nosso objetivo foi de repassar as nossas crianças que Celebrar a Páscoa, MUITO ALÉM DE DISTRIBUIR PRESENTES é acreditar na luz que traz paz, justiça, esperança, lealdade, simplicidade, modéstia, humildade e amor. Ou seja, uma vida nova que dá sentido e gosto às pessoas”.  Frisou a secretária.