Será o suco de beterraba o segredo da juventude?

0
105

A beterraba é um ingrediente comum em vários dos sucos saudáveis, e um estudo recente descobriu mais um novo motivo para consumirmos mais a herbácea: ele oferece benefícios antienvelhecimento.

Os pesquisadores da Wake Forest University já sabiam que o exercício físico gera efeitos antienvelhecimento no cérebro e estavam procurando maneiras de potencializar estes benefícios.

“O que nós mostramos através deste breve estudo feito com idosos hipertensos foi que, em comparação com uma rotina isolada de exercícios, acrescentar um suplemento de suco de raiz de beterraba resulta numa conectividade cerebral que se assemelha a adultos mais jovens”, disse W. Jack Rejeski, coautor do estudo, ao EurekAlert.

O pequeno estudo contou com 26 homens e mulheres com 55 anos de idade ou acima, que não se exercitavam, tinham pressão alta e tomavam não mais que dois medicamentos diferentes para tratar problemas de pressão. Três vezes por semana, eles tomaram um suplemento de suco de raiz de beterraba chamado Beet-It Sport Shot uma hora antes de fazer uma caminhada de 50 minutos na esteira.

Metade dos participantes recebeu o Beet-It, que contém 560 de nitrato, uma substância encontrada na beterraba, que aumenta a circulação sanguínea e melhora a performance durante exercícios, enquanto a outra metade recebeu um placebo do mesmo produto, que continha muito menos nitrato.

“O óxido nítrico é uma molécula muito poderosa”, afirmou Rejeski. “Ele vai para as áreas do corpo que estão hipóxicas, ou precisam de oxigênio, e o cérebro é um grande fornecedor de oxigênio para o corpo”.

Foi descoberto que combinar exercícios físicos com a ingestão de suco de beterraba fornece mais oxigênio ao cérebro, criando um ambiente que reforça as áreas associadas à atividade física. O grupo que tomou o suco de beterraba, tinha níveis muito mais altos de nitratos e nitritos do que o grupo do placebo, após as sessões de exercícios.

Este não é o primeiro estudo que aponta os efeitos positivos da beterraba na saúde e na prática de exercícios. Ela também pode regular a pressão sanguínea e melhorar a performance e resistência durante exercícios físicos.

Sendo assim, se a beterraba ainda não faz parte da sua dieta, é um bom momento para mudar isso.