Sérum: um aliado poderoso para cabelos mais bonitos e uma pele rejuvenescida

0
96

Quando o assunto é beleza, tanto da pele como dos cabelos, um tipo de produto tem chamado cada vez mais a atenção das mulheres: o sérum. Você já conhece os benefícios dele?

Juliana Jordão, médica pós-graduada em Dermatologia, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, destaca que sérum é o nome dado a um veículo fluido, semelhante a um gel aquoso, utilizado tanto para produtos faciais (antirrugas e filtros solares) como em produtos capilares.

Mayara Bravo, médica da equipe de Dermatologia da All Clinik, ressalta que sérum é o nome designado a produtos que apresentam uma alta concentração de ativos com uma textura fluida, não gordurosa.

“E no caso do sérum facial, por apresentar uma textura fluida, o produto é ideal para pacientes que querem potencializar o tratamento da pele, sobretudo as de características mistas ou com tendência à acne, visto que não deixa a pele oleosa”, comenta Mayara.

Sérum capilar: para cabelos ainda mais belos
Juliana destaca que o sérum capilar é um produto, em geral, formado pela combinação de ativos hidratantes e reparadores e de fácil aplicação por ser mais fluido. “Os ativos mais frequentes são óleos hidratantes, como o de amêndoas, silicone, queratina e vitaminas. Sua textura leve e fluida facilita a aplicação em fios longos”, diz.

Thiago Bianco, especialista em restauração capilar, reforça que o sérum é um produto finalizador, que tem como vantagem a concentração de vários nutrientes, vitaminas e emolientes para os cabelos. “Diferentemente de outros produtos, sua textura geralmente é mais fluida e não oleosa, funcionando como um meio-termo dos produtos, que traz benefícios aos fios sem pesar ou deixá-los oleosos”, diz.

Uma das vantagens do sérum, de acordo com Bianco, é que não é necessária uma quantidade grande de produto para o resultado ser notado nos fios. Outra vantagem é a alta concentração de benefícios em um único produto.

Neste sentido, o sérum pode ser indicado para os mais diversos tipos de problemas capilares. “Há no mercado séruns que controlam frizz, desembaraçam, dão brilho e selam os fios… Dependendo do problema, existe um sérum que pode ajudar”, comenta Bianco.

Juliana reforça que o sérum é indicado para fios ressecados ou danificados como forma de hidratação e proteção após a sua lavagem. “Mas, para cabelos oleosos ou curtos, o produto não é muito indicado, pois pode dar um aspecto excessivamente oleoso”, orienta.