Severiano de Almeida realiza Conferência Municipal de Assistência Social

0
164

O Conselho Municipal de Assistência Social, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Severiano de Almeida, realizaram na última semana, a nona edição da Conferência Municipal de Assistência Social para debater a garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Participaram da Conferência aproximadamente 100 delegados dos diversos segmentos atendidos pela Política de Assistência Social e/ou que atuam na área.

O evento contou com a presença do prefeito, MiltoVendruscolo, vice, Jair Kammler, Secretários Municipais, os vereadores Lauri Palavichini, Rudinei Vedovatto e Darci Basso, presidentes de Conselhos e representantes de entidades socioassistenciais. Representando o Estado estiveram presentes Marta Prytula Silveira, que é vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, e Ivanara Lima Gomes Assessora, técnica do Departamento Estadual de Assistência Social (DAS).

A programação da Conferência oportunizou momento cultural com as crianças e adolescentes atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV),pronunciamento das autoridades, Painel de Debate com o Conselho Estadual através de Marta Prytula Silveira, grupos de trabalho sobre o temário da Conferência, indicação de propostas para município, Estado e União e a escolha de dois delegados municipais representando governo e sociedade civil para conferência Estadual de Assistência Social que irá ocorrer no mês de novembro/2017.

Considerando os pronunciamentos oficiais, a Secretária de Assistência Social Melania Parcianello Vendruscolo destacou o momento impar para a Política de Assistência Social trazido pela Conferência, principalmente como espaço democrático e de direito. A Secretária enfatizou a importância do controle social e a necessidade de Severiano de Almeida continuar avançado na Política de Assistência Social para consolidar efetivamente o SUAS.

A presidente do CMAS, Eliete Fátima Jacoboski, disse que a Conferência Municipal foi “um momento de reflexão de nossas ações no campo da Política de Assistência Social e que a participação dos delegados é fundamental para construção de propostas que somem para a construção de um novo SUAS”.

O Prefeito Milto concluiu os pronunciamentos referenciando a importância da Conferência e da criação de propostas eficazes e possíveis de serem alcançadas frente ao cenário econômico e político fragilizado.

Os trabalhos dos grupos oportunizou elencar para Assistência Social, 10 propostas para o município, 6 para o Estado e 4 para a União, o que será encaminhado ao Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS). Também foram eleitos como delegados, representando o Governo, Nelci Terezinha Biazus, e pela sociedade Civil, Daiane de Mattos.