Simpósio do Leite de Erechim destacará manejo de novilhas e pré-parto

0
303

Palestras, debates, mostra de trabalhos científicos, eventos que farão parte da 14ª edição do Simpósio do Leite de Erechim, o maior evento do segmento no sul do Brasil, que acontecerá entre os dias 7 e 8 de junho, na cidade de Erechim, no RS.

Serão dois dias em que o setor lácteo ganhará força e dará aos produtores a oportunidade de se qualificar e melhorar a produção em suas propriedades. Uma série de palestras técnicas está programada para o evento, entre elas a que vai abordar o manejo de novilhas e pré-parto, com o professor e doutor José Carlos Peixoto Modesto da Silva, que também é engenheiro agrônomo e pós-doutorado em Zootecnia, além de ser o diretor presidente do Grupo Universidade do Leite.

A palestra, que acontecerá no primeiro dia de evento, 7 de junho, terá ainda apoio da Universidade do Leite. O professor explica que a palestra abordará o manejo e alimentação de bezerras em fases de aleitamento, a importância do colostro, a sucedâneos do leite, o plano de alimentação: sistema de aleitamento natural e artificial, além do manejo de novilhas de 90 dias até o pré-parto, com informações ainda sobre padrões de crescimento, idade da primeira cobertura e o manejo da alimentação.

Ele também falará sobre o manejo de vacas secas e em período de transição, abordando aspectos como manejo do escore de condição corporal, tratamento da vaca seca, como evitar distúrbios metabólicos no parto e a alimentação no período de transição (novas técnicas).

Para o professor, poucos produtores tem feito o manejo adequado de novilhas, principalmente no que se refere a alimentação, prejudicando toda sua vida produtiva. “O bom manejo pré-parto diminui os distúrbios metabólicos, do pós parto, diminuindo os custos com remédios e tratamentos dos animais”, enfatiza o palestrante.

Um dos assuntos do Simpósio, no Fórum Nacional de Lácteos, será a assistência técnica. Neste sentido, José Carlos diz que 5% dos profissionais que prestam assistência técnica, têm conhecimento teórico e prático do sistema de produção de leite. “Principalmente na área de manejo e alimentação. Em diversas ocasiões nos convidam para prestar assistência técnica em fazendas de leite, das top 100 do Brasil e, mesmo nestas, que deveriam ter as melhores assistências, encontramos erros primários e, com uma simples correção, aumentamos substancialmente a produtividade. Ou seja, na nossa opinião, o grande entrave para se obter um aumento de produtividade é a falta de profissionais capacitados para prestar assistência técnica de forma adequada”, completa ele.

Inscrições com descontos
A organização do Simpósio do Leite de Erechim, a cargo da Associação dos Médicos Veterinários do Alto Uruguai (Amevau), anunciou que baixou o valor das inscrições para grupos de produtores, acadêmicos e profissionais que desejam participar do evento. Agora, para grupos de 10 pessoas, o valor fica em R$ 70,00.

Com isso, a organização destaca que além de manter o bom público dos últimos anos, também auxilia produtores e demais interessados em participar das palestras e do evento, de ampliar conhecimentos e garantir melhor gestão na propriedade leiteira. As inscrições para grupos podem ser feitas pelo email contato@simposiodoleite.com.br. Os demais devem se inscrever diretamente no site oficial do evento: www.simposiodoleite.com.br.

Também estão abertas, para estudantes, professores, técnicos e pesquisadores, as inscrições para a Mostra de Trabalhos Científicos. Trata-se de apresentação de trabalhos e pesquisas sobre o setor lácteo nacional e que trazem soluções para a produção leiteira no País. Este ano, assim como nos anteriores, haverá premiação financeira aos vencedores, que serão avaliados por uma banca de professores, ao longo do evento.

A inscrição inclui um almoço e a participação em quatro milk breaks, além, claro, de todos os eventos.

Demais palestras
O segundo dia do Simpósio do Leite, 8 de junho, será composto de outras cinco palestras técnicas, voltadas novamente a produtores, estudantes, pesquisadores e professores da área de produção de leite.

Os temas abordados englobarão a utilização de aditivos na nutrição de vacas leiteiras, pelo professor e doutor Francisco Palma Rennó; a secagem da vaca, pelo professor e doutor Alexandre Souza; os sete hábitos das propriedades leiteiras altamente eficazes, pelo doutor Renato Palma Nogueira; a seleção genômica, acelerando o melhoramento genético na propriedade leiteira, pelo doutor Cleocy Fam de Mendonça, além da cetose em vacas leiteiras, os desafios e soluções, pelo professor e doutor Marco Nunes Correa.

Números da edição de 2016
O Simpósio do Leite deste ano recebeu mais de 1,1 mil participantes. Foram seis palestrantes abordando temas técnicos na área da pecuária de leite, com quatro painéis e mais de 55 trabalhos científicos apresentados durante a Mostra.

Mais informações
Para quem deseja buscar mais informações sobre o Simpósio do Leite, é possível acessar através do site oficial do evento, simposiodoleite.com.br, pelo email contato@simposiodoleite.com.br e também por telefone através dos números (54) 99691-8408 e 99680-1635.


PROGRAMA DO SIMPÓSIO DO LEITE 2017


Dia 07/06/2017

Manhã:
6ª Mostra de Trabalhos Científicos
Intervalo – milk break
Palestra 1 – Trigo TBIO Energia I: Novo conceito em produção de volumoso. Zootecnista e Mestre em Produção Animal Ederson Luis Henz, Supervisor em Novos Negócios, Biotrigo Genética. Apoio: Biotrigo
Palestra 2 – Manejo de novilhas e pré-parto, com o Professor e Doutor José Carlos Peixoto Modesto da Silva; Eng. Agrônomo e Pós-Doutorado em Zootecnia Diretor-Presidente do Grupo Universidade do Leite. Apoio: Universidade do Leite
Almoço no CTG
Tarde:
8º Fórum Nacional de Lácteos
Tema: Assistência técnica no Rio Grande do Sul e no Brasil, como está?
Convidados:
Engenheiro Agrônomo Marcelo de Rezende – Cooperideal (Londrina/PR)
Zootecnista e Editora Assistente da revista Leite Integral – Maria Thereza Rezende
Presidente do Sindilat/RS – Alexandre Guerra
Moderador: Engenheiro Agrônomo Vilmar Fruscalso – Emater(RS)
Coquetel no local final do Fórum
Encontro festivo Pub Mosaico à noite

Dia 08/06/2017
Simpósio do Leite – palestras técnicas a partir das 9h
Palestra 1 – Utilização de aditivos na nutrição de vacas leiteiras – Profº e Dr Francisco Palma Rennó FMVZ/USP – APOIO OLIGO BASICS
Palestra 2 – Secagem da vaca – Profº e Dr. Alexandre Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado Universidade de São Paulo Reprodução e Pós Doutorado nos EUA – APOIO CEVA
Intervalo: milk break
Palestra 3 – Os setes hábitos das propriedades leiteiras altamente eficazes – Dr. Renato Palma Nogueira – APOIO SALUS
Palestra 4 – Seleção genômica , acelerando o melhoramento genético na bovinocultura leiteira – Dr. Cleocy Fam de Mendonça – APOIO ZOETIS
Intervalo: milk break
Palestra 5 – Cetose em vacas leiteiras: desafios e soluções – Dr. Márcio Nunes Corrêa – Nupeec/Ufpel – APOIO BAYER