Sobe para 8,7 mil o número de pessoas afetadas pela chuva no RS

0
1000

Subiu para 8.719 o número de pessoas afetadas pela chuva que caiu sobre o Rio Grande do Sul ao longo da semana. Conforme boletim divulgado na manhã deste sábado (18) pela Defesa Civil, são 57 municípios atingidos. Entre os moradores que tiveram de deixar suas residências, 1.170 estão em abrigos fornecidos pelas prefeituras.

As prefeituras de Esteio e Rolante já decretaram situação de emergência e aguardam a homologação pela Defesa Civil. Os municípios de Riozinho, Esperança do Sul, Barra do Guarita, São Jerônimo, Cachoeirinha, Iraí, São Sebastião do Caí, Alvorada, Pinheirinho do Vale, Cerro Grande e Porto Mauá também informaram a situação ao órgão e preparam a documentação para realizar o decreto.

Neste sábado (18), também há alerta para alto risco de inundação em dois municípios da Fronteira Oeste: Itaqui, onde o rio chegou a mais de oito metros acima do nível normal, e Uruguaiana, onde o rio sobe lentamente e está sete metros e 60 cm acima do normal.

Em São Borja, na mesma região, o nível do Rio Uruguai na manhã deste sábado era de 13 metros acima do normal. Famílias foram retiradas das áreas de risco e, no município, 30 estão em abrigos. Ainda durante o dia, a prefeitura deve distribuir refeições aos desabrigados.