Expectativa de safra recorde é divulgada pela Emater/RS-Ascar

0
1461

Impulsionada pela ampliação da área de soja e pelo aumento das produtividades dos demais grãos, a safra 2014/2015 projeta quase 29 milhões de toneladas de grãos, entre arroz, feijão, milho e soja, o que lhe confere a maior safra de verão do Rio Grande do Sul. Os números foram apresentados pelo presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, e pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, durante o 10º Café com Leite para a Imprensa, realizado na última quarta-feira (11), na Casa da Família Rural, espaço da Instituição na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

O destaque positivo desta safra é a soja, que apresentou um aumento de área de 2,8%, ultrapassando os 5 milhões de hectares plantados, o que permite projetar uma produção total de 14,84 milhões de toneladas do grão. “Se confirmados esses números, esta será a maior safra de soja do nosso Estado”, anunciou Kuhn. Segundo o presidente, isso se deve às condições climáticas, à capitalização dos produtores a partir dos bons números da última safra e ao uso de tecnologias.

De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, esta safra demonstra a capacidade da Instituição no repasse de tecnologias e a preparação e forte adaptação dos agricultores, que encaram os desafios e conferem para o Estado um impacto econômico de R$ 23 bilhões, a preço do mercado de hoje.